No sétimo episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Renan Springer de Freitas (UFMG) sobre seu artigo “Três lugares para a crise de legitimidade da ciência”, publicado em 2021 na revista Tempo Social. Lucas Faial Soneghet, André Magnelli e Felipe Maia participam do debate, conversando sobre as condições para que haja uma crise de legitimidade na ciência, o que constitui uma crise e se há, nos dias de hoje, indicadores de uma crise como essa.
Renan Springer de Freitas identifica três lugares para a crise, dois fictícios e um real. Os dois primeiros residem nos escritos de filósofos que, embora bem intencionados, não indicam condições reais de uma crise de legitimidade. Esta só ocorreria em uma situação na qual a atividade científica é diretamente posta em dúvida, forçando cientistas a reavaliarem os princípios basilares de suas disciplinas, tal como na Alemanha da República de Weimar. Portanto, crise seria o momento em que nos veríamos diante de um momento crítico de decisão entre duas alternativas existenciais mutuamente excludentes.
Tópicos discutidos: Ciência; Crise de legitimidade da ciência; Crises; Negacionismo
No Youtube: https://youtu.be/vgWsk_fWmQ8
No Spotify: https://open.spotify.com/episode/1Nt957arTx4L27uetBHH79?si=0a634a8768a64868
O que é Metamorfoses da Sociologia?
O projeto Metamorfoses da Sociologia é apoiado pelo CNPq e tem como objetivo investigar como múltiplas experiências de crise contemporâneas se apresentam como objeto de reflexão teórica na sociologia. Pretendemos problematizar a sociologia como um conhecimento sobre crises, investigando transformações recentes nos processos de construção de teoria e formação de conceitos, que se dão como parte do esforço interpretativo de processos sociais, bem como de transformações na comunidade epistêmica dos sociólogos e nas condições de institucionalização do campo intelectual.
Ouça no Spotify
Assista em vídeo no canal Youtube
Ou escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!
Deixe uma resposta