Hoje começamos uma nova série especial no República de Ideias! Trata-se de uma colaboração com o projeto Crise e Metamorfoses da Sociologia, apoiado pelo CNPq, cujo objetivo é investigar como múltiplas experiências de crise contemporâneas se apresentam como objeto de reflexão teórica na sociologia.
Pretendemos problematizar a sociologia como um conhecimento sobre crises, investigando transformações recentes nos processos de construção de teoria e formação de conceitos, que se dão como parte do esforço interpretativo de processos sociais, bem como de transformações na comunidade epistêmica dos sociólogos e nas condições de institucionalização do campo intelectual.
Mais especificamente, o projeto pretende investigar como a sociologia contemporânea vem reagindo a diferentes desafios que desestabilizam sua identidade disciplinar, alguns de seus fundamentos epistemológicos e sua relação com os públicos mais amplos. Esses processos dizem respeito tanto ao ritmo vertiginoso da mudança social, quanto à multiplicidade de contextos e experiências em que se pratica a reflexão sociológica, tensionando e colocando em xeque a narrativa construída a partir da modernização europeia no limiar entre os séculos XIX e XX.
No primeiro episódio, contamos com Felipe Maia, Marcos Lacerda, Thiago Panica e Lucas Faial Soneghet, membros do grupo de pesquisa Metamorfoses da Sociologia e participantes do projeto. Boa escuta!
Tópicos discutidos: Teoria Social; Crise; Sociologia contemporânea
Ouça no Spotify
Assista em vídeo no canal Youtube
Ou escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!
Deixe uma resposta