O Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos (CBED), em parceria com o Ateliê de Humanidades, convida para palestra do professor Paul Carls, intitulada: “O estudo dos fatos morais”. O evento contará com a participação de Paul Carls (Universidade de Montreal), tendo por debatedores Sebastian Raza Mejia (Cambridge) e Carlos Fabris (UFRGS), com mediação de Raquel Weiss (PPGS-UFRGS).
O que debateremos?
Paul Carls é Doutor em Ciência Política pela Universidade de Montreal e foi pesquisador associado de pós-doutorado no Instituto Luxemburgo para Pesquisa Socioeconômica. Publicou trabalhos sobre a vida e obra de Durkheim, política europeia e norte-americana, tendo um interesse especial pela sociologia da moralidade.
A palestra toma como ponto de partida o artigo “O estudo dos fatos morais”, capítulo inicial teórico-metodológico para o livro “Multiculturalismo e a Nação na Alemanha: um estudo sobre conflito moral”, que será publicado, em breve, pela Routledge. Na obra, Paul Carls desenvolve uma teoria durkheimiana do poder, da política e do conflito, a qual fundamenta sua análise sobre a política alemã, no contexto da crise de refugiados de 2015. Ele constrói sua argumentação utilizando achados de outros autores, situando-a teoricamente entre Randall Collins e o Programa Forte de sociologia cultural. Entretanto, todo seu trabalho é baseado diretamente no referencial de Durkheim, não se constituindo como um tipo de paradigma neo-durkheimiano, mas simplesmente uma sociologia durkheimiana, como Carls considera ter Durkheim elaborado. Destaque-se a concepção de sociedade de Paul Carls, elaborada nesse capítulo e expressa parcialmente nessa passagem do texto: “Enquanto muitos leem Durkheim como tendo uma visão de sociedade monolítica e dominadora, Collins libera esse conceito ao definir ‘sociedade’ em um sentido genérico, ‘como qualquer instância de prolongada sociação, quaisquer sejam seus limites no espaço ou no tempo’ (1988, p. 109). Partindo dessa reformulação conceitual, esse livro deixará claro que as ‘sociedades’, no sentido durkheimiano, podem existir em muitos níveis diferentes, levando, por vezes, a estratificações sociais complexas, bem como a conflitos entre diferentes grupos”.
Apoio: IFCH-UFRGS e PPGS-UFRGS
Quando?
25 de março (sexta-feira)
Que horas?
9 horas (Brasília – GMT- 3)
Deixe uma resposta