Convidamos você para o primeiro seminário nacional do grupo Metamorfoses da Sociologia! Com apoio do CNPq, da FAPEMIG e do Ateliê de Humanidades, realizaremos nosso primeiro evento no Centro de Pesquisas Sociais (CPS) e no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF), nos dias 11 e 12 de julho, 2024. Contaremos com palestras de nossos integrantes, grupos de debate para discentes pós-graduandos, duas rodas de conversa temáticas e uma mesa redonda especial de encerramento. Nesse post você encontra um breve resumo do objetivo do evento, a programação completa, e o link para edital e submissão de resumos (para grupos de trabalho discentes).
Sobre o seminário: o evento debate as transformações da teoria sociológica e da própria disciplina no período contemporâneo, marcado por intensa mudança social e por indicadores de crise em diversas esferas da vida social e política. Neste contexto, a sociologia explora novos temas e necessita de novos instrumentos conceituais e teóricos. Ao mesmo tempo, o caráter conflitivo das mudanças incide sobre o próprio conhecimento produzido sobre elas, tornando instável a relação entre sociologia e sociedade, o que enseja por parte da disciplina uma intensa reflexividade a respeito de suas práticas, sua história e até mesmo sua identidade. A expansão da sociologia em novas universidades e contextos globais, bem como a atração de novos e diferentes praticantes da disciplina, é também potencialmente produtora de inovações.
Data: 11 e 12 de julho, 2024
Local: Centro de Pesquisas Sociais (CPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Para acompanhar o evento, acesse o canal do Youtube do Ateliê de Humanidades, onde transmitiremos todas as programações ao vivo.
Link da mesa de abertura: https://youtube.com/live/MNvnfM0c9HU?feature=share
Link da playlist com todos os eventos do Seminário: https://www.youtube.com/playlist?list=PLu2NbXklC78Blp51Z9MSJQVbLo5z-oj9i
Programação completa:
11/07
9h – Recepção e abertura
9h30h – 12h30 – Apresentação de Conferencistas
Lucas Soneghet (UFRJ): “Gradiente de problematizações: uma proposta para o estudo das crises e fragilidades da vida social”
Felipe Maia (UFJF): “Quando deixamos de entender o mundo: uma breve história da sociologia diante das crises”
Carlos Fabris (Max-Weber-Institut für Soziologie, Universität Heidelberg): “Crises e diagnósticos da sociologia alemã contemporânea” [videoconferência]
12h30 – 14h – Almoço
14h – 16h – Apresentação de Conferencistas
André Magnelli (Ateliê de Humanidades): “Uma ponte no abismo: o que a filosofia política pode fazer pela teoria social?”
Frederic Vandenberghe (UFRJ): “Conjunturas críticas. Uma análise em 3 tempos” [videoconferência]
16h – 16h30 – Intervalo
16h30 – 19h – Grupos de Discussão Discentes
GT1: “Crises e crítica na teoria social”
GT2: “Cânones e clássicos da sociologia em transformação”
GT3: “Fronteiras da teoria social: inovações, “viradas” e revisões teóricas”
19h – Reunião de trabalho do grupo Metamorfoses da Sociologia
12/07
09h – 12h – Apresentação de Conferencistas
Marcos Lacerda (UFPel): “Teoria crítica da modernidade a partir da periferia: Antonio Candido, Roberto Schwarz e Paulo Arantes” [videoconferência]
Roberto Dutra (UENF): “Sociologia crítica e sociologia da crítica na teoria dos sistemas sociais”
Jayme Gomes Neto (Freie Universität Berlin): “Jeffrey Alexander e a emergência da sociologia cultural” [videoconferência]
12h30 – 14h Almoço
14h – 16h – Apresentações de Conferencistas
Thiago Panica Pontes (UFPB): “A autorrealização da Sociologia”
Sebastian Raza (University of Cambridge) – “What is a Crisis? An attempt to clarify a thorny concept?” [videoconferência]
16h – 16h30 – Intervalo
17h – Mesa redonda de encerramento do Seminário
“Perspectivas da teoria social para um planeta em mutação”
Convidados: João Marcelo Ehlert Maia (CPDOC – FGV) e Raquel Weiss (UFRGS)
Mediação: Lucas Faial Soneghet (UFRJ)
Apoio:
Comitê de Pesquisa de Teoria Sociológica – Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS)
Ateliê de Humanidades
Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos
Sociofilo – UFRJ
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – UFJF
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFJF
Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Deixe uma resposta