#099 Metamorfoses da Sociologia. Teoria crítica e Teoria social diante da crise: conceitos, métodos e diagnósticos de época, com Felipe Maia #005

No quinto episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Felipe Maia (UFJF), que nos expõe seu trabalho sobre a teoria social e a teoria crítica diante da crise. Lucas Faial Soneghet, André Magnelli e Frédéric Vandenberghe participam do debate, que toca em temas como o papel da teoria social em um mundo “em crise”, o lugar da “crise” como modelo cultural de compreensão do tempo e possíveis caminhos de renovação da ciência no mundo contemporâneo.

Partindo de um diagnóstico do campo da teoria social, Felipe Maia argumenta a favor do papel da teoria social com vocação crítica na formação de uma “consciência de crise” a partir de um processo de aprendizagem e diálogo em uma comunidade epistêmica normativamente regulada. A construção dos momentos de crise, incluindo a definição de problemas e possíveis soluções, envolve o diálogo racionalmente orientado dos indivíduos que, potencialmente, formam “comunidades de crise” nas quais cientistas (sociais ou não) operam a partir das ferramentas e regras próprias da comunidade científica, sem excluir as capacidades de agência e deliberação dos demais atores sociais.

Tópicos discutidos: Crise e crítica; Teoria Social; Ciência; Diagnósticos de época.

No Youtube: https://youtu.be/cn5IN-LEKqU

No Spotify: https://open.spotify.com/episode/3B6mOD6mMqUpY7hmYXtxQ6?si=674ca062014d4e1a

O que é Metamorfoses da Sociologia?

O projeto Metamorfoses da Sociologia é apoiado pelo CNPq e tem como objetivo investigar como múltiplas experiências de crise contemporâneas se apresentam como objeto de reflexão teórica na sociologia. Pretendemos problematizar a sociologia como um conhecimento sobre crises, investigando transformações recentes nos processos de construção de teoria e formação de conceitos, que se dão como parte do esforço interpretativo de processos sociais, bem como de transformações na comunidade epistêmica dos sociólogos e nas condições de institucionalização do campo intelectual.

Ouça no Spotify

Assista em vídeo no canal Youtube


Ou escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!


Torne-se um sócio-apoiador do
Ateliê Clube


Outros episódios do República de Ideias


Catálogo do Ateliê de Humanidades Editorial


Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: