No próximo sábado, 01 de fevereiro de 2020, às 11h, vamos ter Marcel Mauss e o Movimento anti-utilitarista em ciências sociais (M.A.U.S.S.) na praia do Leme!
As atividades de 2020 do projeto Filosofia na praia, uma iniciativa da Universidade Livre do Leme e do Centro Dom Vital (CDV), em parceria com a Orla Rio e o Instituto Cultural Cravo Albin, iniciarão suas atividades em uma palestra e bate papo com André Magnelli sobre “Marcel Mauss e a Revolução do Dom: uma busca de um agir amoroso e de uma sociedade convivial”.
Quando e onde será?
01 de fevereiro, às 11h.
Quiosque Espaço A QL 11 (Maria Alice) (em frente à Rua Padre Antônio Vieira, próximo ao Hilton Hotel)
Barraca 37 (Nunes)
Leme, Rio de Janeiro – RJ
O que faremos?
Conversaremos sobre como a lógica da dádiva e o agir amoroso permitem pensar as reformas da vida, da sociedade, da economia e da moralidade, sendo um dos caminhos para sairmos das crises de nossas sociedades. Será uma oportunidade de conhecermos quem foi Marcel Mauss, o que é a dádiva (ou dom) e o que é o Movimento Antiutilitarista em Ciências Sociais (M.A.U.S.S.), fundado em 1981 e em plena atividade hoje sob a liderança do sociólogo francês Alain Caillé. Aproveitaremos a oportunidade para dialogar também com as contribuições de Paulo Henrique Martins (e Frédéric Vandenberghe) para o antiutilitarismo na América Latina e com os estudos sobre o agir agápico desenvolvidos pelo italianos Silvia Cataldi e Gennaro Iorio.
Vamos terminar batendo um papo sobre o Manifesto Convivialista: declaração de interdependência, que teve uma primeira edição publicada em 2013 na França e difundida em vários países (incluindo o Brasil), e está tendo agora em 2020 uma segunda versão ampliada, com mais de 300 signatários de todo o mundo,
Nos vemos lá, abraços conviviais!
Para conhecer mais do Projeto Filosofia na Praia, só acessar:
https://filosofianapraia.wordpress.com/
https://www.facebook.com/filonapraia/
Deixe uma resposta