Vivemos em um mundo de utilitarismo radicalizado, em que tudo parece partir do auto-interesse e do cálculo utilitário. Na contracorrente, a série Revoluções do dom publica livros que sistematizam, defendem ou projetam modos de vida anti-utilitaristas (ou, ao menos, não utilitaristas), geradores de experiências de liberdade, solidariedade, justiça e bem viver. Aposta-se aqui em propostas clássicas e contemporâneas que articulam teoria e prática com o intuito de gerar florescimentos individual e socialmente virtuosos: o convivialismo, a ética das virtudes, a sociologia do amor, a ética do cuidado, a política do reconhecimento, a economia plural, a gestão solidária, a ecologia política etc. Esta série busca assim convergências entre o paradigma do dom e outros paradigmas teóricos, afetivos, éticos, políticos e ecológicos, que possuam um potencial generativo de um ponto de vista social, individual e institucional.

Direção da Série

Paulo Henrique Martins – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

André Magnelli (Ateliê de Humanidades)


Livros da coleção

Segundo Manifesto Convivialista

Coleção: Metamorfoses do dom

Autoria: Internacional Convivialista (Alain Caillé et al.)

Nada é mais urgente que elaborar um pensamento e uma inteligibilidade do mundo alternativos àqueles que o neoliberalismo soube impor a todo o planeta. Nós precisamos de uma filosofia política, e essa não pode consistir em um simples retorno ao socialismo, ao comunismo, ao anarquismo ou ao liberalismo clássicos. Essas grandes ideologias da modernidade não estão mais à altura dos problemas que temos que enfrentar. A aposta do Segundo Manifesto Convivialista é de se apresentar como o resultado do trabalho de um intelectual coletivo, tendo quase 300 signatários de 33 países diferentes na versão francesa, aos quais se somam nesta edição brasileira mais de 100 signatários de nosso país, oriundos das mais diferentes regiões, instituições, disciplinas, profissões e movimentos sociais. Saiba mais, baixe ou compre aqui…

Preço: Gratuito (e-Book) / 30, 00 (físico)

Solidariedade e organizações: pensar uma outra gestão

Autores: Genauto C. de França Filho & Philippe Eynaud

Coleção: Metamorfoses do dom

Este livro parte de um diagnóstico crítico sobre a dupla insustentabilidade que tem caracterizado a dinâmica do desenvolvimento das sociedades contemporâneas: a crise ambiental e o aumento das desigualdades. Após salientar como a solidariedade foi invisibilizada na construção do conhecimento sobre as organizações e gestão, ele explora a emergência de práticas organizacionais inovadoras visando responder aos dilemas dessa dupla insustentabilidade. São os desafios e potencialidades contidos numa outra economia que nos convidam a refletir sobre uma outra gestão. Saiba mais e compre aqui…

Preço: 45, 00

Itinerários do dom: teoria e sentimento

Autor: Paulo Henrique Martins

Coleção: Metamorfoses do dom

Nos textos aqui reunidos, Paulo Henrique Martins, líder da sucursal iberolatinoamericana do M.A.U.S.S., dedica-se a expor a força teórica transdisciplinar e o potencial ético-político do Ensaio; para tanto, percorre os itinerários do dom. Itinerário, antes de tudo, de uma teoria e metodologia, que revela o dom como autêntico (anti)paradigma primordial; mas itinerário também de uma difusão, recepção e tradução para realidades como a do Brasil, onde o antiutilitarismo francês se encontra com a situação pós-colonial; e, por fim, itinerário de uma experiência, de uma forma de ação e sentimento que assume o político e reconhece o papel do associativismo para que o social e o individual floresçam simultaneamente. Saiba mais e compre aqui…

Preço: 50,00