Vivemos em um mundo de utilitarismo radicalizado, em que tudo parece partir do auto-interesse e do cálculo utilitário. Na contra-corrente, a série Revoluções do dom publica livros que sistematizam, defendem ou projetam modos de vida anti-utilitaristas (ou, ao menos, não utilitaristas), geradores de experiências de liberdade, solidariedade, justiça e vida boa. Aposta-se aqui nas convergências possíveis entre o paradigma do dom e outras propostas clássicas e contemporâneas que articulam teoria e prática com o intuito de gerar florescimentos individual e socialmente virtuosos: a ética das virtudes, a sociologia do amor, a ética do cuidado, a política do reconhecimento, a economia plural, a gestão solidária, a ecologia política etc. Esta série busca assim convergências entre o paradigma do dom e outros paradigmas teóricos, afetivos, éticos, políticos e ecológicos, que possuam um potencial generativo de um ponto de vista social, individual e institucional.

Direção da Série

André Magnelli (Ateliê de Humanidades)

Paulo Henrique Martins – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)


Livros da coleção

Solidariedade e organizações: pensar uma outra gestão

Autores: Genauto C. de França Filho & Philippe Eynaud

Coleção: Revoluções do dom

Este livro parte de um diagnóstico crítico sobre a dupla insustentabilidade que tem caracterizado a dinâmica do desenvolvimento das sociedades contemporâneas: a crise ambiental e o aumento das desigualdades. Após salientar como a solidariedade foi invisibilizada na construção do conhecimento sobre as organizações e gestão, ele explora a emergência de práticas organizacionais inovadoras visando responder aos dilemas dessa dupla insustentabilidade. São os desafios e potencialidades contidos numa outra economia que nos convidam a refletir sobre uma outra gestão. Saiba mais e compre aqui…

Preço: 45, 00

Itinerários do dom: teoria e sentimento

Autor: Paulo Henrique Martins

Coleção: Revoluções do dom

Nos textos aqui reunidos, Paulo Henrique Martins, líder da sucursal iberolatinoamericana do M.A.U.S.S., dedica-se a expor a força teórica transdisciplinar e o potencial ético-político do Ensaio; para tanto, percorre os itinerários do dom. Itinerário, antes de tudo, de uma teoria e metodologia, que revela o dom como autêntico (anti)paradigma primordial; mas itinerário também de uma difusão, recepção e tradução para realidades como a do Brasil, onde o antiutilitarismo francês se encontra com a situação pós-colonial; e, por fim, itinerário de uma experiência, de uma forma de ação e sentimento que assume o político e reconhece o papel do associativismo para que o social e o individual floresçam simultaneamente. Saiba mais e compre aqui…

Preço: 50,00