Fios do Tempo: análises do presente – a tribuna do Ateliê de Humanidades

O Ateliê de Humanidades se orienta por uma intuição a respeito da importância das humanidades para a autonomia de pensamento e a vida cultural. E assume como valor a realização de um trabalho intelectual a serviço do público e da formação democrática. Para tanto, o Fios do Tempo constitui-se como um espaço de publicação de análises do presente voltadas para o esclarecimento de temas e problemas candentes na esfera pública, de modo a auxiliar na formação do juízo individual e da vontade política. 

Dando continuidade ao trabalho realizado no Jornal do Brasil em 2018 (onde publicamos cerca de 50 artigos), buscamos desembaraçar e percorrer alguns fios de Ariadne que nos esclareçam e guiem em meio aos labirintos de fatos, informações e acontecimentos de nosso tempo. Tendo por princípio a máxima de que “nada do que é contemporâneo nos é estranho”, acolhemos esforços de apreensão pela escrita deste mundo fragmentado, tão resistente e mesmo hostil ao pensamento, publicando artigos, ensaios e até mesmo crônicas, escritos por livre-pesquisadores, colaboradores e parceiros do Ateliê de Humanidades

O Fios do Tempo é independente política e intelectualmente. Nossos compromissos são com a liberdade de pensamento, a verdade dos fatos, a responsabilidade pública, a probidade intelectual, o rigor na argumentação e a experimentação escrita.

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: