República de Ideias/Pontos de leitura. Introdução ao Antropoceno (IV): Quem é o anthropos do Antropoceno? – por Melissa Lujambio

Trazemos a público o quarto vídeo do curso aberto de Introdução ao Antropoceno, dado por Melissa Lujambio (historiadora, professora e livre-pesquisadora do Ateliê de Humanidades).

Nesta série, ela apresenta, de capítulo em capítulo, o livro de Christophe Bonneuil e Jean-Baptiste Fressoz: The Shock of the Anthropocene: The Earth, History and Us (Verso, 2017), que é uma tradução ampliada do livro L’Événement Anthropocène. La Terre, l’histoire et nous (Paris: Seuil, 2016).

As aulas estão disponíveis em vídeo pelo youtube e no podcast República de Ideias.

Aula I. Bem vindos ao Antropoceno

Nesta aula, Melissa Lujambio apresenta o capítulo I do livro “The shock of Anthropocene”, onde se apresenta o conceito de Antropoceno, com os debates em torno de sua periodização e as formas como está sendo usado. Quais são os elementos que atestariam uma entrada no Antropoceno? O que o ser humano está fazendo com a Terra?

Tempo de vídeo: 12 minutos e 30 segundos
Link para assistir: https://youtu.be/PqWGfPm99do

Aula II. Pensando com Gaia – as humanidades ambientais

Esta aula expõe o capítulo II do livro. Em primeiro lugar, trata do conceito de Antropoceno como um ponto de bifurcação em nossa história. Em seguida, propõe, com Bruno Latour, a abolição da ruptura entre natureza e cultura, o que nos conduz ao conceito de Gaia. Por fim, é apresentada a proposta de uma “humanidades ambientais”, que reconfigura o papel das ciências sociais e humanas.

Tempo de vídeo: 11 minutos e 20 segundos

Link para assistir: https://youtu.be/Mi1NX23bCoU

Aula III. Falando pela Terra

Nesta aula, Melissa entra na II parte do livro, tratando agora do capítulo III. Clio, a Terra e os Antropocenologistas. Seguindo os dados fundamentais e as narrativas dos especialistas do antropoceno, tentamos responder à pergunta: como chegamos até aqui? Para isso, os autores fazem uma análise crítica da ideia de mundo como totalidade a ser governada e assinalam para uma visão não tecnocrática do Antropoceno, capaz de trazer outros imaginários e narrativas.

Tempo de vídeo: 9 minutos e 36 segundos
Link para assistir: https://youtu.be/Mi1NX23bCoU

Aula IV. Quem é o anthropos do Antropoceno?


Esta aula trata do capítulo IV, onde os autores se defrontam com a pergunta: quem é este ser humano que está contido na ideia de Antropoceno? A resposta a esta pergunta conduz à recusa de se pensar em uma ideia de humanidade abstrata, visto que existem diferenciações, desigualdades e estratificações nesta humanidade. A reflexão faz com que se discuta outros conceitos e também conduz a outras formas de elaborar os problemas ecológicos na relação entre cientistas, sociedade, público e poder.

Tempo de vídeo: 11 minutos e 20 segundos
Link para assistir: https://youtu.be/DBBPfHCFs2o


Você também pode escutar em formato de podcast.
Só seguir para uma das plataformas abaixo


Diante de Gaia: Oito conferências sobre a natureza no Antropoceno – por Bruno Latour

O livro reúne oito conferências em que o antropólogo e filósofo Bruno Latour invoca a noção de Gaia para refletir sobre a catástrofe ecológica contemporânea. Reexaminando a “hipótese de Gaia”, estabelecida por James Lovelock na década de 1970, Latour argumenta que Gaia é, antes de tudo, um conceito que possibilita pensar em soluções para os…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading