A série Cartografias da Crítica do Ateliê de Humanidades Editorial publica autores e livros, nacionais e estrangeiros, que tomam como tema ou objeto a teoria crítica alemã, a filosofia política francesa, as ontologias do presente e as teorias críticas pós-coloniais. São publicações de pesquisas do Ateliê de Humanidades, de autores a ele vinculados ou de terceiros, desde que atendam a necessidades bibliográficas e sejam de excelência e relevância editoriais.

Direção da Série

Felipe Maia G. da Silva – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Alberto Luis Cordeiro de Farias – Ateliê de Humanidades / Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) 

Conselho Editorial Consultivo

Arthur Bueno – Universidade de Frankfurt

Filipe Campello – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Marcos Nobre – Universidade de Campinas (UNICAMP)

Paulo Henrique Martins – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Thiago Panica Pontes – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)


Livros da coleção

Lançamentos e destaques

Sociologia das tecnociências contemporâneas

Organizadores: Marcos Lacerda e André Magnelli

Coleção: Cartografias da crítica

Trata-se de um apanhado do que de melhor tem sido feito em Portugal a respeito da sociologia do tempo presente, através da visada de um dos mais estimulantes sociólogos portugueses: o investigador e professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, José Luís Garcia, e a corrente de sociologia crítica que alenta nessa universidade e que irradia para outras escolas do ensino superior de Portugal e além.

Preço: 35, 00 (físico) / 18,00 (e-Book)

Saiba mais e compre aqui…

A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias

Autor: Marcos Lacerda

Coleção: Cartografias da crítica

O livro é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da Colonialidade, o Ateliê de Humanidades Editorial abre o horizonte de uma teoria social feita por portugueses e com miradas em Portugal, mas com inequívoca potência universal.

Preço: 35, 00 (físico) / 18,00 (e-Book)

Saiba mais e compre aqui…

Teoria crítica da colonialidade

Autor: Paulo Henrique Martins

Coleção: Cartografias da crítica

O livro é uma reflexão sobre as crises atuais e uma proposta, até mesmo antevisão, de metamorfose epistêmica, metodológica, moral e afetiva. Nele, a constatação de uma crise do desenvolvimentismo é, ao mesmo tempo, um ato de resistência à recolonialidade neoliberal em curso. Ele dialoga e sistematiza as teorias críticas europeias, os estudos pós-coloniais e as experiências do Norte e do Sul. Quando a fragmentação corrente transforma a polarização e as fronteiras em uma tentação, o autor dirige o olhar para a emergência de uma Teoria Crítica da Colonialidade que floresce nas margens e intersecções, num entre-lugar que promete a descolonização do ser, do saber e do poder.

Preço: 45,00

Saiba mais e compre aqui…

Capitalismo sem peias

Autor: Ricardo Regatieri

Capitalismo sem peias foi composto como uma daquelas obras da op art que muda de aspecto a cada deslocamento do observador. No caso, conforme o interesse do leitor. Organiza-se como uma junção de planos que podem ser focados separadamente, mas que são ininteligíveis sem as referências do conjunto. À luz de determinado ângulo pode ser visto como um acompanhamento da gênese de Dialética do esclarecimento. Quando se gira o olhar, pode ser compreendido como uma história do debate – no âmbito da Escola de Frankfurt – sobre o sentido e o significado do nazifascismo. Visto de outro rincão, surge como uma apresentação da trajetória intelectual, nos anos 1940, de Max Horkheimer e de Theodor Adorno, salientando os movimentos que os conduziram à crítica do processo civilizatório.

Preço: 45,00

Saiba mais e compre aqui…

Uma democracia (in)acabada: quadros e bordas da soberania do povo com Pierre Rosanvallon

Organizadores: André Magnelli, Sebastião Lindoberg & Felipe Maia

Coleção: Cartografias da crítica

A democracia triunfou grandemente e vacilou persistentemente. Na atualidade, ela é vista mais como um problema com o qual nos debatemos, do que como uma solução evidente da qual partimos. Recusando-nos a tomar como estabelecidas certas evidências sobre a democracia, partimos de uma série de questões bem características da forma de pensar do historiador do político e teórico da democracia Pierre Rosanvallon: se a democracia é um regime de soberania popular, o que é o povo e como ele exerce sua soberania e manifesta sua vontade? Quais são as relações entre a soberania do povo e a representação política, entre a autonomia coletiva e a autonomia individual, entre a democracia e o liberalismo? Movido por tais reflexões, este livro busca introduzir ao público brasileiro o pensamento de Rosanvallon e tenta refletir, em diálogo com ele, sobre a crise e as mutações das democracias contemporâneas.

Preço: 40,00

Saiba mais e compre aqui…

Cartografias da crítica: balanços, perspectivas e textos

Organizadores: Alberto L. C. de Farias & André Magnelli

Coleção: Cartografias da crítica

muito se tem dito e escrito a respeito do esgotamento deste conceito-programa de (teoria) crítica. Poderemos nós prescindir dele? Se sim, o que ocupará o seu lugar no século XXI? Se não, quais são as formas de crítica adequadas à vida e ao pensamento da nossa época? Em suma, como devemos pensar e realizar a (teoria) crítica? O livro que o leitor tem em mãos procura responder a essas e outras perguntas por caminhos variados. Com o objetivo de fazer uma genealogia das constelações de crítica e cartografar as atividades de teoria e pesquisa críticas, tanto as clássicas quanto as hoje existentes, o Cartografias da Crítica, projeto iniciado em 2017, entrega agora os primeiros resultados de uma reflexão coletiva sobre os fundamentos, as potencialidades e os limites da crítica na filosofia e nas ciências humanas. Disponibilizamos aqui uma seleção de textos, um balanço retrospectivo e uma prospectiva das atividades, através dos quais reativamos nossas intenções iniciais, ao mesmo tempo em que, fechando o primeiro ciclo, desenhamos os contornos do novo horizonte que agora se inicia.

Preço: 45,00

Saiba mais e compre aqui…