Conheça nossa proposta editorial

O Ateliê de Humanidades Editorial mantém séries especializadas na publicação de estudos em filosofia e ciências humanas e sociais. Ele publica livros de autores nacionais e internacionais, clássicos e contemporâneos, e é também o meio de publicação das pesquisas dos quadros do Ateliê – livre-pesquisadores plenos, em formação e parceiros –, direta e indiretamente vinculadas aos nossos Planos de convergência.  Saiba mais.

Coleções

Cartografias da Crítica

A série publica autores e livros, nacionais e estrangeiros que tomam como tema ou objeto a teoria crítica alemã, a filosofia política francesa, as ontologias do presente e as teorias críticas pós-coloniais. Saiba Mais.

Metamorfoses do dom

Na contra-corrente do utilitarismo radicalizado de nosso mundo, a série publica livros que sistematizam, defendem ou projetam modos de vida anti-utilitaristas. Aposta-se nas convergências entre o paradigma do dom e outros paradigmas contemporâneos que articulam teoria e prática com o intuito de gerar florescimentos individual e socialmente virtuosos: como é o caso do convivialismo, da sociologia do amor, da ética do cuidado, da economia plural etc. Saiba mais…


Catálogo

Lançamentos e destaques

Segundo Manifesto Convivialista

Coleção: Metamorfoses do dom

Autoria: Internacional Convivialista (Alain Caillé et al.)

Nada é mais urgente que elaborar um pensamento e uma inteligibilidade do mundo alternativos àqueles que o neoliberalismo soube impor a todo o planeta. Nós precisamos de uma filosofia política, e essa não pode consistir em um simples retorno ao socialismo, ao comunismo, ao anarquismo ou ao liberalismo clássicos. Essas grandes ideologias da modernidade não estão mais à altura dos problemas que temos que enfrentar. A aposta do Segundo Manifesto Convivialista é de se apresentar como o resultado do trabalho de um intelectual coletivo, tendo quase 300 signatários de 33 países diferentes na versão francesa, aos quais se somam nesta edição brasileira mais de 100 signatários de nosso país, oriundos das mais diferentes regiões, instituições, disciplinas, profissões e movimentos sociais. Saiba mais, baixe ou compre aqui…

Preço: Gratuito (e-Book) / 25, 00 (físico)

Sociologia das tecnociências contemporâneas

Organizadores: Marcos Lacerda e André Magnelli

Coleção: Cartografias da crítica

Trata-se de um apanhado do que de melhor tem sido feito em Portugal a respeito da sociologia do tempo presente, através da visada de um dos mais estimulantes sociólogos portugueses: o investigador e professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, José Luís Garcia, e a corrente de sociologia crítica que alenta nessa universidade e que irradia para outras escolas do ensino superior de Portugal e além.

Preço: 35, 00 (físico) / 18,00 (e-Book)

Saiba mais e compre aqui…

Solidariedade e organizações: pensar uma outra gestão

Autores: Genauto C. de França Filho & Philippe Eynaud

Coleção: Metamorfoses do dom

Este livro parte de um diagnóstico crítico sobre a dupla insustentabilidade que tem caracterizado a dinâmica do desenvolvimento das sociedades contemporâneas: a crise ambiental e o aumento das desigualdades. Após salientar como a solidariedade foi invisibilizada na construção do conhecimento sobre as organizações e gestão, ele explora a emergência de práticas organizacionais inovadoras visando responder aos dilemas dessa dupla insustentabilidade. São os desafios e potencialidades contidos numa outra economia que nos convidam a refletir sobre uma outra gestão.

Preço: 45, 00

Saiba mais e compre aqui…

A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias

Autor: Marcos Lacerda

Coleção: Cartografias da crítica

O livro é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da Colonialidade, o Ateliê de Humanidades Editorial abre o horizonte de uma teoria social feita por portugueses e com miradas em Portugal, mas com inequívoca potência universal.

Preço: 35, 00 (físico) / 18,00 (e-Book)

Saiba mais e compre aqui…

Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno

Autor: Bruno Latour

Coleção: Exit (uma publicação em parceria com UBU editora)

O livro reúne oito conferências em que o antropólogo e filósofo Bruno Latour invoca a noção de Gaia para refletir sobre a catástrofe ecológica contemporânea. Reexaminando a “hipótese de Gaia”, estabelecida por James Lovelock na década de 1970, Latour argumenta que Gaia é, antes de tudo, um conceito que possibilita pensar em soluções para os problemas ecológicos sem a dicotomia entre natureza e cultura. Os sete primeiros capítulos apresentam Gaia teoricamente, e são fruto de palestras realizadas pelo autor em Gifford (Edimburgo, 2013). O oitavo imagina uma cúpula do clima que coloca as proposições teóricas em prática.

Preço: 76,80 (desconto de 15%)

Saiba mais e compre aqui...


Conheça todos os livros do
catálogo!

Teoria crítica da colonialidade

Autor: Paulo Henrique Martins

Coleção: Cartografias da crítica

O livro é uma reflexão sobre as crises atuais e uma proposta, até mesmo antevisão, de metamorfose epistêmica, metodológica, moral e afetiva. Nele, a constatação de uma crise do desenvolvimentismo é, ao mesmo tempo, um ato de resistência à recolonialidade neoliberal em curso. Ele dialoga e sistematiza as teorias críticas europeias, os estudos pós-coloniais e as experiências do Norte e do Sul. Quando a fragmentação corrente transforma a polarização e as fronteiras em uma tentação, o autor dirige o olhar para a emergência de uma Teoria Crítica da Colonialidade que floresce nas margens e intersecções, num entre-lugar que promete a descolonização do ser, do saber e do poder.

Preço: 45,00

Saiba mais e compre aqui…

Itinerários do dom: teoria e sentimento

Autor: Paulo Henrique Martins

Coleção: Metamorfoses do dom

Nos textos aqui reunidos, Paulo Henrique Martins, líder da sucursal iberolatinoamericana do M.A.U.S.S., dedica-se a expor a força teórica transdisciplinar e o potencial ético-político do Ensaio; para tanto, percorre os itinerários do dom. Itinerário, antes de tudo, de uma teoria e metodologia, que revela o dom como autêntico (anti)paradigma primordial; mas itinerário também de uma difusão, recepção e tradução para realidades como a do Brasil, onde o antiutilitarismo francês se encontra com a situação pós-colonial; e, por fim, itinerário de uma experiência, de uma forma de ação e sentimento que assume o político e reconhece o papel do associativismo para que o social e o individual floresçam simultaneamente.

Preço: 50,00

Saiba mais e compre aqui…

Uma democracia (in)acabada: quadros e bordas da soberania do povo com Pierre Rosanvallon

Organizadores: André Magnelli, Sebastião Lindoberg & Felipe Maia

Coleção: Cartografias da crítica

A democracia triunfou grandemente e vacilou persistentemente. Na atualidade, ela é vista mais como um problema com o qual nos debatemos, do que como uma solução evidente da qual partimos. Recusando-nos a tomar como estabelecidas certas evidências sobre a democracia, partimos de uma série de questões bem características da forma de pensar do historiador do político e teórico da democracia Pierre Rosanvallon: se a democracia é um regime de soberania popular, o que é o povo e como ele exerce sua soberania e manifesta sua vontade? Quais são as relações entre a soberania do povo e a representação política, entre a autonomia coletiva e a autonomia individual, entre a democracia e o liberalismo? Movido por tais reflexões, este livro busca introduzir ao público brasileiro o pensamento de Rosanvallon e tenta refletir, em diálogo com ele, sobre a crise e as mutações das democracias contemporâneas.

Preço: 40,00

Saiba mais e compre aqui…

Cartografias da crítica: balanços, perspectivas e textos

Organizadores: Alberto L. C. de Farias & André Magnelli

Coleção: Cartografias da crítica

muito se tem dito e escrito a respeito do esgotamento deste conceito-programa de (teoria) crítica. Poderemos nós prescindir dele? Se sim, o que ocupará o seu lugar no século XXI? Se não, quais são as formas de crítica adequadas à vida e ao pensamento da nossa época? Em suma, como devemos pensar e realizar a (teoria) crítica? O livro que o leitor tem em mãos procura responder a essas e outras perguntas por caminhos variados. Com o objetivo de fazer uma genealogia das constelações de crítica e cartografar as atividades de teoria e pesquisa críticas, tanto as clássicas quanto as hoje existentes, o Cartografias da Crítica, projeto iniciado em 2017, entrega agora os primeiros resultados de uma reflexão coletiva sobre os fundamentos, as potencialidades e os limites da crítica na filosofia e nas ciências humanas. Disponibilizamos aqui uma seleção de textos, um balanço retrospectivo e uma prospectiva das atividades, através dos quais reativamos nossas intenções iniciais, ao mesmo tempo em que, fechando o primeiro ciclo, desenhamos os contornos do novo horizonte que agora se inicia.

Preço: 45,00

Saiba mais e compre aqui…


Livro-Curadoria do Ateliê

Compre, conheça e leia os livros
que recomendamos

Capitalismo sem peias

Autor: Ricardo Regatieri

Capitalismo sem peias foi composto como uma daquelas obras da op art que muda de aspecto a cada deslocamento do observador. No caso, conforme o interesse do leitor. Organiza-se como uma junção de planos que podem ser focados separadamente, mas que são ininteligíveis sem as referências do conjunto. À luz de determinado ângulo pode ser visto como um acompanhamento da gênese de Dialética do esclarecimento. Quando se gira o olhar, pode ser compreendido como uma história do debate – no âmbito da Escola de Frankfurt – sobre o sentido e o significado do nazifascismo. Visto de outro rincão, surge como uma apresentação da trajetória intelectual, nos anos 1940, de Max Horkheimer e de Theodor Adorno, salientando os movimentos que os conduziram à crítica do processo civilizatório.

Preço: 45,00

Saiba mais e compre aqui…