Cadernos do Ateliê

Publicações Anteriores – Volume 1 (2018)


Número 1. Incertezas da Inteligência Artificial

Elaborada no interior do Plano de Convergência Tecnociências & Sociedade: interflúvios e porvires da máquina, da vida e do (pós-)humano, o presente número seriado tem início com  ensaios de apresentação e de reflexão crítica sobre relatório The Malicious Use of Artificial Intelligence: Forecasting, Prevention, and Mitigation, publicado em 2017, em torno dos potenciais usos maliciosos das IAs com ameaças à segurança digital, física e política.

Fascículo 1. Cenários hipotéticos de uma ciberguerra em ação  PDF

Por: André Magnelli, Maryalua Meyer, Rafael Damasceno e Renato Magnelli

Fascículo 2. A guerra inteligente potencializada PDF

Por: André Magnelli e Renato Magnelli

 


Número 2. A História Antropológica de um Ponto de Vista Tecnológico  – Ensaios de Antropologias das Técnicas e dos Objetos Técnicos

Elaborada no interior do Plano de Convergência Tecnociências & Sociedade: interflúvios e porvires da máquina, da vida e do (pós-)humano, o presente número seriado tem o objetivo de disponibilizar ensaios de antropologia das tecnologias. Ela se propõe a publicar, principalmente, traduções de textos clássicos da história da antropologia (e de suas ciências irmãs, como a arqueologia e a etologia) que tenham assumido uma posição do “ponto de vista tecnológico”. Mas pretende trazer também ensaios contemporâneos que trabalham com uma abordagem antropológica das técnicas, dos objetos técnicos e das tecnologias.

Fascículo 1. As Técnicas e a Tecnologia, por Marcel Mauss  PDF

Por: André Magnelli


Número 3. Estética, Artes e Afetos: entre questões eternas e desafios do instante

Arte contemporânea

A arte contemporânea desperta paixões opondo detratores e defensores. Ela teve lugar cativo entre os diagnósticos de crises e os anúncios de fins das últimas décadas. Filósofos, sociólogos, antropólogos, estetas, críticos e profissionais de arte envidaram esforços para interpretá-la e, mesmo, para estabelecer novos parâmetros para julgar o que é a arte e uma obra de arte. O que é, afinal, a arte e o que há de arte contemporânea?

Esta série se propõe trazer textos, de cunho teórico e empírico, sobre arte contemporânea e artistas, obras de arte e movimentos artísticos atuais.

Fascículo 1. A Arte Contemporânea, um dever de radicalização. Reflexões em torno de Nathalie Heinich PDF

Por: André Magnelli e Liz Ribeiro

por Anders Noren

Acima ↑