Cadernos do Ateliê

Política editorial

Foco e escopo

Os Cadernos do Ateliê têm por foco realizar publicações que estejam vinculadas, sobretudo, às agendas de formação e pesquisa do Ateliê de Humanidades, mas busca incluir também temas que contemplem sua missão de difundir o conhecimento em filosofia e ciências sociais e de refletir sobre questões do tempo presente. As publicações são organizadas e norteadas, prioritariamente, por nossos Planos de Convergência.

Forma de publicação

Os Cadernos não têm objetivo de obedecer a uma periodicidade fixa, pois ela tenderia a incorrer, a nosso ver, em um enrijecimento das propostas, das dinâmicas e das oportunidades editoriais. Por isso, optamos em realizar publicações sem prévia determinação de periodicidade, na forma de séries temáticas publicadas por meio de fascículos. Assim, os objetivos das séries são cumpridos em função de uma dinâmica aberta e experimental de estudo, de pesquisa e de reflexão.

De modo a organizar o material editorial e padronizar o sistema de citação, circunscrevemos nossas publicações em volumes bianuais, que serão compostos de n séries numeradas ordinalmente em função da cronologia do lançamento. Ao final dos biênios, nós disponibilizaremos a compilação do material, na totalidade ou selecionado, em um volume único ou em volumes temáticos.

Tipos de publicação

  • ensaios
  • artigos
  • revisões bibliográficas
  • traduções
  • resenhas
  • sínteses expositivas de livros
  • dossiês temáticos

Processo editorial

O Cadernos do Ateliê é um periódico do Ateliê de Humanidades que está voltado a publicar textos produzidos ou providenciados por seus livre-pesquisadores plenos, em formação ou parceiros, com o objetivo de realizar um trabalho de publicização e de difusão de conhecimento que esteja organicamente vinculado a nosso corpo de pesquisadores e sinergicamente articulado com nossos parceiros institucionais, sobretudo redes de pesquisadores e editoras nacionais e internacionais.

Desta forma, ele não possui chamadas abertas para publicação por membros externos. Se tiver interesse em integrar nosso Corpo de Livre-Pesquisadores e se tornar nosso parceiro, contacte-nos.

Periodicidade

Sem periodicidade fixa. Para fins de organização, é composto por volumes bianuais, subdivididos em números e fascículos.

Acesso livre e apoio à missão

Optamos por uma política de livre acesso a tudo o que publicamos nos Cadernos do Ateliê. Temos um trabalho dedicado e constante para disponibilizar publicações com a melhor qualidade possível. Como não possuímos financiamento institucional público ou privado, é muito importante que tenhamos o mais amplo apoio pelo financiamento por crowdfunding. Apoie-nos se puder ou ajude-nos a difundir, para que continuemos a servir ao público.

Em breve, lançaremos nosso regime de apoio e o Clube Ateliê.

Política de parceria

Os Cadernos do Ateliê realizam suas publicações operando conexões e sinergias com parceiros, tanto núcleos, pesquisadores e revistas acadêmicas, quanto também editoras (nacionais e internacionais) e instituições culturais. Conheça nossos parceiros aqui. Caso queira fazer uma parceria, contacte-nos.

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: