Lançamento do livro – Critical Theory of Coloniality, de Paulo Henrique Martins (Routledge, 2022) – com Gurminder Bhambra, Sergio Costa, Alain Caillé, Joanildo Burity, Nora Garita, Jaime Rios, Stéphane Dufoix, Breno Bringel, Alfredo Gomes, Paulo Henrique Martins e André Magnelli

O livro Teoria Crítica da Colonialidade, de Paulo Henrique Martins, publicado em 2019 pelo Ateliê de Humanidades Editorial, tem agora sua edição em inglês pela Routledge. Lançado neste mês de abril, Critical Theory of Coloniality revela como a teoria social crítica se abre atualmente para uma perspectiva pluriversal construída através de um diálogo entre o Sul Global e o Norte Global. O livro argumenta que a construção de uma Teoria Crítica da Colonialidade (TCT) se baseia na importância do pluralismo teórico e metodológico no contexto da redefinição necessária dos rumos da sociedade global. Ele revela uma reflexão plural de caráter científico, moral e estético em diferentes áreas da antiga colonização planetária como Ásia, África e América, mas também nas fronteiras da Europa.

O lançamento internacional do livro será feito através de dois debates públicos organizados em uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Ateliê de Humanidades e a editora Routledge.

No dia 26 de abril, às 11 a.m. (Brasília/Buenos Aires, GMT-3), teremos o primeiro encontro, promovido pela UFPE e com apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI-UFPE). Além do autor Paulo Henrique Martins e do Reitor da UFPE Alfredo Gomes (como mediador), teremos as presenças de Gurminder Bhambra (Universidade de Sussex e presidente da Associação Britânica de Sociologia, Inglaterra), Sergio Costa (Instituto Latino-Americano da Universidade de Berlim, Alemanha), Alain Caillé (professor emérito da Universidade de Paris-Oeste / editor da Revue du MAUSS / líder do Mouvement Anti-utilitariste en sciences sociales, França) e Joanildo Burity (pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas / professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, Brasil).

No dia 10 de maio, às 2 p.m. (Brasília/Buenos Aires, GMT-3), teremos o segundo encontro, promovido pelo Ateliê de Humanidades, que publicou Teoria Crítica da Colonialidade em português. Tendo a mediação de André Magnelli (Ateliê de Humanidades), ele contará com as presenças de Nora Garita (Universidade de Costa Rica), Adrian Scribano (Centro de Investigaciones y Estudios Sociológicos – CIES / Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET, Argentina), Jaime Rios (Universidad de San Marco, Peru / Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia, ALAS), Stéphane Dufoix (Université Paris-Ouest-Nanterre, França) e Breno Bringel (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP-UERJ / diretor da ALAS).

Inscreva-se no formulário para acessar sala ZOOM com tradução simultânea

Quando?

Primeiro encontro

26 de abril, às 11 a.m. (Brasília/Buenos Aires, GMT-3)

Segundo encontro

10 de maio, às 2 p.m. (Brasília/Buenos Aires, GMT-3)

Onde?

Primeiro encontro

Segundo encontro


Outros eventos e entrevistas


Últimos posts

Últimos posts

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading