Trans-humano, demasiado humano? – Entrevista Jean-Michel Besnier

Publicamos hoje, com legendas em português, a entrevista do filósofo francês Jean-Michel Besnier, realizada por André Magnelli e Liz Ribeiro, no dia 30 de setembro de 2021, no contexto do sexto encontro do Ciclo de Humanidades 2021, com o tema “Trans-humano, demasiado humano?”.

Nesta entrevista, Jean-Michel Besnier apresenta sua trajetória intelectual e como, apesar de ser um especialista da filosofia política, ele se interessou pelas questões tecnológicas e pelo movimento transumanista. Ele analisa a criação do movimento, com o ponto de partida na Contracultura americana nos anos 1960 e problematiza a sua evolução até hoje em torno da questão “De que forma, com uma trajetória que visava à liberdade, nós chegamos a uma realidade que nos impõe uma restrição?”.

O filósofo reflete sobre a natureza das utopias pós-humanistas, sobre as diferenças entre o conceito transumanista do “homem aumentado” e o “além-homem” de Nietzsche, sobre a relação dos transumanistas com a vida, a vulnerabilidade, a mortalidade, o desejo e suas implicações em termos de ética.

Por fim, Besnier propõe uma alternativa através do movimento convivialista que busca integrar o uso de tecnologias de forma sóbria para que elas sirvam novas formas de convivialidade numa humanidade mais ampla e interconectada.

Tempo do vídeo:
30 minutos e 33 segundos

Assista às outras entrevistas do Ciclo de Humanidades

Entrevistas do Ciclo de Humanidades

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading