Curso Livre. O amor nas escrituras – com professor Thiago Pacheco

Apresentação

O curso “Amor nas escrituras” tem o objetivo de analisar como o termo “amor” e seus correlatos surgiram nos textos bíblicos e com quais significados teológicos e sociais. Serão apresentadas quatro presenças do amor na Bíblia: o amor a Deus nos decálogos de Êxodo e Deuteronômio; o amor sexual em Cantares e nos romances entre personagens bíblicos; o sacrifício vicário de Cristo nos textos neotestamentários; e a comensalidade e fraternidade nos projeto cristãos originários.

Professor Thiago Pacheco

THIAGO PACHECO é doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em História pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (2006) com especialização em Ciências da Religião pela Faculdade do Mosteiro de São Bento. Atua desde 2006 em instituições religiosas de ensino, e desde 2011 leciona para cursos de graduação e pós-graduação nos campos da História do Antigo Israel, Antigo Testamento e Ciências da Religião. Desde o mestrado tem se dedicado aos estudos sobre agentes de Segurança e Inteligência. Em 2014 integrou, como bolsista FAPERJ, o grupo de pesquisa Justiça Autoritária, ligado ao Laboratório de Direitos Humanos da Faculdade Nacional de Direito – UFRJ (LADIH). No estágio pós-doutoral, integrou seus estudos aos campos da História do Direito e da Criminologia.

Metodologia

Aulas expositiva a partir do zoom com estudos de casos  partir da bibliografia seleta.

Quando?

às terças

02, 09, 16 e 23 de dezembro

Que horas?

19:00 à 20:40h

Onde?

Plataforma ZOOM do Ateliê de Humanidades

Carga horária

6 horas (4 aulas de 1:30 minutos)

Investimento

R$ 150,00*

Política de descontos

  • Descontos para apoiadores do Ateliê de Humanidades: Apoiador Padrão (20% de desconto no primeiro curso e descontos progressivos no próximo até 50%) / Apoiador Premium (50% de desconto em todos os cursos)
  • Inscritos em mais de um curso do Ateliê de Humanidades ganham descontos progressivos de 20 a 50% de desconto;
  • Estudantes de graduação e mestrado em qualquer Universidade do país têm 50% de desconto;
  • Indique 1 amigo(a) para o mesmo curso e ganhe 30% de desconto.

Inscreva-se agora

ateliedehumanidades@gmail.com

É apoiador com gratuidade
ou tem dúvidas?
Contate por WhatsApp

Certificação

Emissão de certificado de 6h/aula de curso livre no Ateliê de Humanidades (mínimo 3/4 de frequência)


Programa

1a sessão
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças: o pacto de lealdade dentre Javé e Israel.

2a sessão
O desejo dele é para mim: o amor e o desejo sexual na Bíblia.

3a sessão

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos: o sacrifício Vicário de Cristo

4a sessão
E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos:comensalidade e fraternidade nos projeto cristãos originários.

Bibliografia indicativa*

DA SILVA, Airton José. A História de Israel na Pesquisa atual. in: FARIA, Jacir de Freitas (org.). História de Israel e as pesquisas mais recentes. Petrópolis: Vozes, 2004.

CRÜZEMAN, Frank. A Torah: teologia e história social da lei do Antigo Testamento. Petrópolis: Vozes, 2001.

FARIA, L. A. S.. O convite para o banquete: uma parábola sobre comensalidade e relações de poder. Revista Jesus Histórico, v. 2, p. 1-11, 2009.

FINKELSTEIN, Israel; e SILBERMAN, Neil Asher. A Bíblia não tinha razão. São Paulo: A Girafa, 2003.

FREDERICO, Danielle Lucy Bosio. Comensalidade e refeição na cultura popular do Cristianismo Primitivo. Revista Caminhando v. 25, n. 1, p. 121-140, jan./abr. 2020

GARGIA, Paulo Roberto. “Isto é o meu corpo”: Rituais de alimentação e interação social  no cristianismo primitivo. Revista Caminhando v. 12 ,   n. 20,   p. 19 – 28 ,   jul – dez 2007.

IBANEZ ARANA, Andrés. Para compreender o livro do Gênesis. São Paulo: Paulinas, 2003.

Jewish Encyclopedia. Funk & Wagnalls: New York, 1901-1906.

LIVERANI, Mario. Para além da Bíblia: história antiga de Israel. São Paulo: Paulus, 2008.

PURY, Albert (org.). O Pentateuco em Questão: as origens e a composição dos cinco primeiros livros da Bíblia. Petrópolis:Vozes, 1996.

RÖMER, Thomas. A chamada história deuteronomista: introdução sociológica, histórica e literária. Petrópolis: Vozes, 2008.

RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Cântico dos Cânticos (7.10[11]) versus Gênesis (3.16): um caso de intertextualidade programática subversiva. Estudos Teológicos, v. 53, p. 312-324, 2013.

SMITH, Mark S. O memorial de Deus: história, memória e a experiência do divino no Antigo Israel. São Paulo: Paulus, 2006.

* A bibliografia não é obrigatória, mas sim indicativa. Serão disponibilizados materiais com leituras seletas e sínteses do conteúdo lecionado.


Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading