Ciclo de Humanidades 2021. Trans-humano, demasiado humano

Proposta

O desenvolvimento tecnológico nos faz refletir sobre o que somos nós, os humanos, e qual será nosso futuro próximo. As novas tecnologias anteveem a transformação corporal, mental e mesmo molecular dos corpos. A informática, a computação, a robótica, as biotecnologias e as nanotecnologias não apenas assinalam processos de hibridização entre o humano e a máquina, mas também mostram que as máquinas são capazes de fazer coisas que antes somente os humanos faziam.

Não faltam prognósticos, alguns prenunciando catástrofes, como a perda da unidade da espécie com novas formas de eugenia, outros celebrando a transumanidade, com a superação dos limites orgânicos do humano. Estaríamos em um ponto de ruptura? Quais seriam as possíveis existências que estamos a assumir? Estaremos rumando a alguma forma de pós-humano, transumano ou neohumano? E como as transformações em curso nos fazem repensar, na verdade, o que sempre fomos?

No sexto encontro do Ciclo de Humanidades 2021 – Recompor os fios da vida, refletiremos sobre tais questões na mesa-redonda “Trans-humano, demasiado humano?”, com a presença de Lucia Santaella (Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital – PUC-SP) e Rodrigo Petronio (professor titular da Faculdade Armando Alvares Penteado – FAAP). Teremos também uma entrevista com o filósofo francês Jean-Michel Besnier, autor de Demain les posthumains : Le futur a-t-il encore besoin de nous ? (Fayard/Pluriel, 2012).

Evento gratuito

Quando?

30 de setembro (quinta-feira)

Que horas?

de 19 às 21h

Participantes

Onde?

Sala disponível no Aplicativo Zoom para inscritos que queiram interagir com palestrantes e receber certificados. Inscrição obrigatória.

Streaming no Youtube para todos no link abaixo

O que é o Ciclo de Humanidades?

O Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais é realizado desde 2019 pelo Ateliê de Humanidades & o Consulado da França no Rio de Janeiro/BiblioMaison. Após a realização de um total de 18 encontros com distintos temas (10 em 2019 e 8 em 2020) e de 6 entrevistas com autores francófonos (Serge Paugam, Jean-Louis Laville, Françoise Vergès, Jean-Yves Camus, François Dubet e Pierre Lévy), chegamos agora em 2021, quando realizaremos no mínimo 8 encontros e 6 entrevistas.

Em 2021 temos três novidades: teremos um tema transversal a ser desdobrado ao longo do ano; vamos ampliar o diálogo entre as humanidades e as ciências da natureza e da vida; e aumentaremos a presença de formas não-europeias de pensamento, cultura e civilização, com atenção especial aos saberes ancestrais (de matriz ameríndia e africana) e às filosofias africana, latinoamericana, das Antilhas e do Caribe.


Assista ao demais encontros

Ciclo de Humanidades 2020

Conheça e comece a assistir a toda a programação
do Ciclo de Humanidades 2020

Entrevistados do Ciclo de Humanidades 2021 e 2020

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading