República de Ideias/Pontos de leitura. Introdução ao Antropoceno (IV): Quem é o anthropos do Antropoceno? – por Melissa Lujambio

Trazemos a público o quarto vídeo do curso aberto de Introdução ao Antropoceno, dado por Melissa Lujambio (historiadora, professora e livre-pesquisadora do Ateliê de Humanidades).

Nesta série, ela apresenta, de capítulo em capítulo, o livro de Christophe Bonneuil e Jean-Baptiste Fressoz: The Shock of the Anthropocene: The Earth, History and Us (Verso, 2017), que é uma tradução ampliada do livro L’Événement Anthropocène. La Terre, l’histoire et nous (Paris: Seuil, 2016).

As aulas estão disponíveis em vídeo pelo youtube e no podcast República de Ideias.

Aula I. Bem vindos ao Antropoceno

Nesta aula, Melissa Lujambio apresenta o capítulo I do livro “The shock of Anthropocene”, onde se apresenta o conceito de Antropoceno, com os debates em torno de sua periodização e as formas como está sendo usado. Quais são os elementos que atestariam uma entrada no Antropoceno? O que o ser humano está fazendo com a Terra?

Tempo de vídeo: 12 minutos e 30 segundos
Link para assistir: https://youtu.be/PqWGfPm99do

Aula II. Pensando com Gaia – as humanidades ambientais

Esta aula expõe o capítulo II do livro. Em primeiro lugar, trata do conceito de Antropoceno como um ponto de bifurcação em nossa história. Em seguida, propõe, com Bruno Latour, a abolição da ruptura entre natureza e cultura, o que nos conduz ao conceito de Gaia. Por fim, é apresentada a proposta de uma “humanidades ambientais”, que reconfigura o papel das ciências sociais e humanas.

Tempo de vídeo: 11 minutos e 20 segundos

Link para assistir: https://youtu.be/Mi1NX23bCoU

Aula III. Falando pela Terra

Nesta aula, Melissa entra na II parte do livro, tratando agora do capítulo III. Clio, a Terra e os Antropocenologistas. Seguindo os dados fundamentais e as narrativas dos especialistas do antropoceno, tentamos responder à pergunta: como chegamos até aqui? Para isso, os autores fazem uma análise crítica da ideia de mundo como totalidade a ser governada e assinalam para uma visão não tecnocrática do Antropoceno, capaz de trazer outros imaginários e narrativas.

Tempo de vídeo: 9 minutos e 36 segundos
Link para assistir: https://youtu.be/Mi1NX23bCoU

Aula IV. Quem é o anthropos do Antropoceno?


Esta aula trata do capítulo IV, onde os autores se defrontam com a pergunta: quem é este ser humano que está contido na ideia de Antropoceno? A resposta a esta pergunta conduz à recusa de se pensar em uma ideia de humanidade abstrata, visto que existem diferenciações, desigualdades e estratificações nesta humanidade. A reflexão faz com que se discuta outros conceitos e também conduz a outras formas de elaborar os problemas ecológicos na relação entre cientistas, sociedade, público e poder.

Tempo de vídeo: 11 minutos e 20 segundos
Link para assistir: https://youtu.be/DBBPfHCFs2o


Você também pode escutar em formato de podcast.
Só seguir para uma das plataformas abaixo


Diante de Gaia: Oito conferências sobre a natureza no Antropoceno – por Bruno Latour. Livro

O livro reúne oito conferências em que o antropólogo e filósofo Bruno Latour invoca a noção de Gaia para refletir sobre a catástrofe ecológica contemporânea. Reexaminando a “hipótese de Gaia”, estabelecida por James Lovelock na década de 1970, Latour argumenta que Gaia é, antes de tudo, um conceito que possibilita pensar em soluções para os… Continuar Lendo →

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: