Curso Livre. “Diante de Gaia”, de Bruno Latour: introdução e leitura

Apresentação

O livro “Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno” (UBU/Ateliê de Humanidades Editorial, 2020) é uma obra mestre da maturidade intelectual do antropólogo e filósofo Bruno Latour. Ao tratar dos desafios a serem enfrentados no Antropoceno, o livro conflui os distintos fios do pensamento em entrelace de Bruno Latour – as ciências, a política, a semiótica, a religião, a guerra/paz e a geopolítica – e dialoga com os(as) principais autores(as) e obras do nosso tempo.

Como parte dos preparativos da publicação de Diante de Gaia, havíamos realizado em 2019 um curso com Alyne Costa (que foi revisora e posfaciadora de “Onde Aterrar?”); agora, no final de 2020, trazemos um primeiro curso pós-publicação que será lecionado por André Magnelli, que foi editor e revisor de Diante de Gaia no Brasil.

O curso terá o objetivo de apresentar uma introdução ao livro, situando-o no contexto da obra e mostrando como ele diagnostica as mutações de nosso tempo e busca responder aos desafios climáticos, sociais, científicos e políticos com os quais nos defrontamos.

Aos interessados, convidamos que assistam também à entrevista que fizemos com Bruno Latour em 04 de novembro (Les fils d’une pensée en entrelac), que logo estará com legendas em português.

Professor

André Magnelli (editor e revisor da publicação brasileira de Diante de Gaia)

Quando?

terças: 17, 24 de novembro / 01 e 08 de dezembro

Que horas?

das 19 às 21h

Onde?

Aplicativo Zoom (inscritos receberão link, ID e senha de acesso)

Carga horária

8 horas/aula

Investimento

R$ 120,00*

* 50% de desconto(60,00) para estudantes de graduação e mestrado
* 50% de desconto (60,00) para apoiadores padrão e premium do Ateliê de Humanidades (Premium tem direito a 1 curso gratuito por ano)

Certificação

Emissão de certificado de 8h/aula de curso livre no Ateliê de Humanidades (mínimo 3/4 de frequência)

Programa*

Aula 1
Introdução ao curso / Diante de Gaia, seu lugar na obra de Bruno Latour / Os fios que entelaçam o pensamento / Como a ciência deve enfrentar os negacionismos?

Aula 2
O que significa estar diante de Gaia?: tecendo os fios da ciência, da política e da semiótica para enfrentar as mutações do Antropoceno (uma leitura das conferências 1 a 4)

Aula 3
Nas origens da teologia política da Natureza: da história política da religião à recuperação do sentido do religioso e do Apocalipse

Aula 4
Que fazer? Estética, geopolítica e instituições para tempos de terrestrialização

* O plano de aula com bibliografias primária e secundária será disponibilizado aos alunos inscritos.

Inscreva-se agora

É apoiador com gratuidade ou tem dúvidas?



Les fils d’une pensée en entrelac – entretien avec Bruno Latour (realisé le 04 novembre par André Magnelli)

Présentation Cher Bruno Latour, merci beaucoup d’avoir accepté de faire cet entretien. Nous, de l’Ateliê de Humanidades, sommes heureux de cet opportunité. Heureusement, la publication de Face à Gaïa est un succès commercial au Brésil. Cependant, comme il n’y a pas de débat intellectuel, ni de lutte contre les ennemis négationnistes, laissant des beaux livres… Continuar Lendo →

Deixe uma resposta

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: