Podcast. Vila Morena (V) Que a razão nos tire deste reino cadaveroso

Chegamos ao quinto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto com André Magnelli) de Sociologia das tecnociências contemporâneas: ensaios de teoria social portuguesa , e convidados.

Neste quinto episódio continuamos o tema desenvolvido por Lacerda no primeiro capítulo de A sociedade das tecnociências de mercadorias, denominado “dialética do esclarecimento à portuguesa”. Após conversarmos sobre a vertente mitopoética, conversamos aqui sobre a outra vertente de pensamento português que atravessou os séculos XIX e XX, chamado pelo autor de “racional-idealizante”.

Tópicos

  • Recapitulação do último episódio: o discurso mitopoético
  • A crítica racional-idealizante ao discurso mitopoético
  • Antonio Sérgio (1883-1969): seu itinerário
  • O tema do decantismo de Portugal: Eça de Queiroz (1845-1900) e Antero de Quental (1842-1891)
  • Um pouco sobre o pensamento de Antonio Sérgio: a crítica do reino cadaveroso e as reformas de Portugal (reforma das mentalidades e reforma social)
  • Vitorino Magalhães Godinho (1918-2011): a crítica historiográfica na história portuguesa
  • Paralelos com a história do Brasil: Mario de Andrade e Brasil contemporâneo
  • O lugar de Hermínio Martins na dialética do esclarecimento: entre a mitopoética e a racionalista-idealizante
  • Terminando com Antonio Variações “Estou Além”

Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!





República de Ideias. Vila morena, o debate de ideias em Portugal

Vila morena, o debate de ideias em Portugal No final de fevereiro foi publicado, pelo Ateliê de Humanidades, o livro “A sociedade das tecnociências de mercadorias”, que trata da obra do sociólogo português Hermínio Martins. Este livro foi escrito por Marcos Lacerda [PPGS/UFPEL], com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e no âmbito do Instituto de…

A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. Livro/e-Book

A sociedade das tecnociências de mercadorias Por: Marcos Lacerda Apresentação A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, de Marcos Lacerda, é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da…

Sociologia das tecnociências contemporâneas – por Marcos Lacerda & André Magnelli. Livro & e-Book

Sociologia das tecnociências contemporâneas:ensaios de teoria social portuguesa organizado por Marcos Lacerda & André Magnelli Apresentação O presente livro é um apanhado significativo do que de melhor tem sido feito em Portugal a respeito da sociologia do tempo presente, através da visada de um dos mais estimulantes sociólogos portugueses: o investigador e professor do Instituto…

#119 República de Ideias. Conversas de Ateliê #025. Temos privacidade no mundo contemporâneo? (15 de abril 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a privacidade no mundo contemporâneo. Com as tecnologias de informação e comunicação, bem como de coleta e armazenamento de dados, colocam-se em xeque as noções modernas de privacidade. Se outrora poderíamos…

#118 República de Ideias. Conversas de Ateliê #024. Divulgação científica: para que e para quem? (27 de março 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre divulgação científica, comunicação em ciência e a relação entre conhecimento científico e sociedade. Como tornamos o conhecimento científico disponível e inteligível? O que significa “divulgar” e “publicar” na ciência? A ciência…

#117 República de Ideias. Conversas de Ateliê #023. Existe democracia sem sociedade nacional? (18 de março 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a relação entre democracia e sociedade nacional. Em tempos de globalização, neoliberalismo, autoritarismo e populismo, parece que a ideia de uma sociedade nacional faz menos sentido. Não obstante, a nação emerge…

#116 República de Ideias. Conversas de Ateliê #022. Somos espectadores do sofrimento? (05 de março 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a nossa relação com o sofrimento do “outro” na contemporaneidade. Hoje temos acesso a uma quantidade e variedade de imagens, relatos e narrativas de sofrimento como nunca antes na história da…

#114 República de Ideias. Conversas de Ateliê #020. O conceito ‘indústria cultural’ ainda é relevante? (05 de fevereiro 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Bia Martins, Paulo Henrique Martins, André Magnelli e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio discutimos o conceito “indústria cultural”, sua relevância e atualidade. O conceito foi cunhado por Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro Dialética do Esclarecimento, para descrever o sistema de produção de bens culturais…

#113 República de Ideias. O espírito crítico como obscurantismo, por Marcel Gauchet

Seja bem-vindo à República de Ideias! Nesse episódio, Lucas Faial Soneghet, André Magnelli e Thiago Panica conversam sobre o texto “O espírito crítico como obscurantismo”, do filósofo e historiador Marcel Gauchet, traduzido por André Magnelli e publicado no Fios do Tempo. O problema da crítica acompanha as Ciências Sociais desde sua gênese. Seríamos herdeiros do…

#110 Metamorfoses da Sociologia. Deslocamento, mulheres intelectuais e conhecimento global , com Aurea Mota #009

No nono episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Aurea Mota (Universitat Oberta de Catalunya) sobre seu artigo “Displacement, women intellectuals and entangled knowledge in the making of global modernity”, publicado no European Journal of Social Theory. Lucas Faial Soneghet, Raquel Weiss e Felipe Maia participam do debate. Aurea…

#109 República de Ideias. Conversas de Ateliê #017. O que podemos aprender com o (neo)barroco? (23 de outubro de 2023)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Pablo González Velasco, Cristián Jimenez, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. No primeiro bloco conversamos sobre a questão: o que podemos aprender com o (neo)barroco? Com o convidado especial Pablo González Velasco, conversamos sobre a ideia do neobarroco como paradigma interpretativo iberoamericano. O que um…

#108 Metamorfoses da Sociologia. A vocação das Ciências Sociais ante um mundo em desrazão, com Thiago Panica Pontes #008

No oitavo episódio da série Metamorfoses da Sociologia, no podcast República de Ideias, conversamos com Thiago Panica Pontes (UFPB) sobre seu texto “A vocação das Ciências Sociais ante um mundo em desrazão”, apresentado na mesa redonda “A Sociologia diante das crises: metamorfoses e reflexividade” da SBS 2023. Lucas Faial Soneghet, Frédéric Vandenberghe e Felipe Maia…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading