Curso Livre. Além da performance e do cansaço: introdução a Byung-Chul Han

O filósofo coreano Byung-Chul Han ganhou visibilidade intelectual com seus pequenos ensaios de interpretação do nosso tempo. Neles, o autor percorre quase todos os aspectos da vida contemporânea – capitalismo, morte, tempo, saúde, psiquismo, internet, beleza, amor, poder, religião, violência, ritual, entretenimento etc. – com uma percepção bem aguda sobre o que acontece. Desta forma, ele dá continuidade, de modo criativo, a uma tradição de pensamento crítico ensaísta que parecia se esgotar.

O presente curso se propõe a fazer uma introdução a Byung-Chul Han, apresentando o conjunto de sua obra em suas distintas facetas. Primeiramente, será mostrado o pano de fundo lógico e metafísico de seu pensamento, que é herdeiro tanto de Heidegger e Hegel quanto do budismo; em seguida, reconstruiremos a interpretação que o autor faz de nossas sociedades contemporâneas; e, por fim, discorreremos sobre a visão ética e política de Han, refletindo também sobre os limites de seu incômodo pensamento.

Quando?

terças-feiras: 29 de setembro / 06, 13 e 20 de outubro

Que horas?

das 19 às 21h

Onde?

Aplicativo Zoom (inscritos receberão link, ID e senha de acesso)

Carga horária

8 horas/aula

Investimento

R$ 120,00*

* 50% de desconto para estudantes de graduação e mestrado (independentemente do curso)
* 50% de desconto para apoiadores padrão e premium do Ateliê de Humanidades (Premium tem direito a 1 curso gratuito por ano)

Inscreva-se agora

É apoiador com gratuidade ou tem dúvidas?

Quer fazer o curso mas não pode nas datas?

Faça o curso assistindo às aulas gravadas, podendo interagir com professor

Prefere estudar o tema de outra forma?

Monte um grupo de estudos ou faça uma tutoria

Certificação

Emissão de certificado de 8h/aula de curso livre no Ateliê de Humanidades (mínimo 3/4 de frequência)


Programa

1. Apresentação do autor

1.1. Byung-Chul Han, vida e obra
1.2. Influências de um “hegeliano-heideggeriano”
1.3. Uma crítica budisticamente orientada?
1.4. Interlocuções contemporâneas na filosofia e na sociologia
1.5. O pano de fundo lógico-metafísico do pensamento de Han

2. Mecanismos psicopolíticos do capitalismo neoliberal

2.1. Quando o poder permite a autoexploração: a violência sistemática da sociedade da “liberdade”
2.2. Da sociedade disciplinar à sociedade da performance
2.3. Do sujeito moral ao projeto narcisista-depressivo
2.4. O ethos da transparência e a pornografização do mundo
2.5. A “lisura” de indivíduos sem caráter
2.6. A sociedade da performance como sociedade do esgotamento
2.7. O enxame digital e os dados que matam a teoria
2.8. A agonia de eros e a estética sem beleza
2.9. Como Han pensou a pandemia?

3. Atopias e Heterotopias de Han

3.1. Caminhos da negatividade na busca do Outro: desconstruir as vicissitudes da paixão ocidental e redescobrir a atopia de eros
3.2. Retomar o sentido da vita contemplativa
3.3. A criação no belo: éticas e políticas de eros e de beleza
3.4. O cansaço fundamental e a disponibilidade ao outro
3.5. O bom e belo entretenimento
3.6. A amabilidade do Zen-budismo
3.7. A morte fundamental e o bem viver

4. Os limites de um incômodo pensamento crítico

Referências Bibliográficas*

1a sessão
HAN, Byung-Chul (2015 [2010]) A sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes.
_______. A sociedade da transparência. Petrópolis, RJ: Vozes.

2a sessão
HAN, Byung-Chul (2019 [2005]) Sobre o Poder. Petrópolis, RJ: Vozes.
_______. (2017 [2011]) Topologia da violência. Petrópolis, RJ : Vozes.

3a sessão
HAN, Byung-Chul (2017 [2012]) Agonia de Eros. Petrópolis, RJ: Vozes.
_______. (2018 [2013] No Enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes.

4a sessão
HAN, Byung-Chul. (2018 [1a edição 2007/ 2a edição 2017]) O bom entretenimento: uma desconstrução da história da paixão ocidental. Petrópolis, RJ: Vozes.
_______. (2019 [2015]) A salvação do belo. Petrópolis, RJ: Vozes.
_______. (2019 [2002]) Filosofia do Zen Budismo. Petrópolis, RJ: Vozes.

* A bibliografia não é obrigatória, mas sim indicativa. Serão disponibilizados materiais com leituras seletas e sínteses do conteúdo lecionado.


Conheça nas publicações abaixo um pouco do filósofo. Veja abaixo.

Artigo. Quando a transparência nos assujeita – por Marco Aurélio de Carvalho Silva

O Fios do tempo: análises do presente publica hoje um artigo de Marco Aurélio de Carvalho Silva que analisa as mudanças nas práticas ascéticas em nossa “sociedade da transparência”. Dialogando a psicanálise de Freud e Lacan com autores como Walter Benjamin, Richard Sennett, Byung-Chul Han e Marcel Gauchet, Marco Aurélio reflete sobre as consequências negativas… Continuar Lendo →

Pontos de leitura. Processador ou humano? Como a transparência nos conduz a um “corredor vazio” – por Byung-Chul Han

Em minhas leituras de Byung-Chul Han, encontrei uma passagem que pode esclarecer a questão das ansiedades e da síndrome de pânico. Ao tratar da sociedade da aceleração, ele trata da diferença entre processador e procissão. Esta última está ligada à narração. Quando ele fala da importância da narração para a densidade semântica, Chul Han evidencia… Continuar Lendo →

Podcast. O que o coronavírus nos faz pensar? Diálogos entre S. Žižek, Byung-Chul Han, Joanildo Burity e outros autores

Publicamos agora no República de Ideias um podcast (também em formato de vídeo) em que Emmanuel Rapizo, Marco A. de Carvalho Silva e André Magnelli conversam sobre os artigos de Zizek, Byung-Chul Han e Jonanildo Burity sobre a atual crise, não sem incluir no papo os textos de Daniel Chernilo, Paulo Henrique Martins e Saskia… Continuar Lendo →

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: