Podcast. Vila Morena (III) “Oh, musa de meu fado, oh, minha mãe gentil!”: conexões de uma geração entre Moçambique, Portugal e Brasil

Chegamos ao terceiro episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto com André Magnelli) de Sociologia das tecnociências contemporâneas: ensaios de teoria social portuguesa , e convidados.

Neste terceiro episódio, reconstituímos o contexto da primeira formação de Hermínio Martins em Moçambique, tratado no primeiro capítulo de A sociedade das tecnociências de mercadorias, recuperando a trajetória de três intelectuais portugueses da geração de Martins: Eugenio Lisboa, José Gil e Ruy Guerra.

Além do podcast, trazemos também um pequeno vídeo, o terceiro feito generosamente pelo próprio Marcos Lacerda, que apresenta didaticamente a fortuna crítica de Martins.

Tópicos

I. Recapitulando o episódio anterior

II. A primeira formação de Hermínio Martins: a geração do Liceu Salazar em Moçambique

III. O Império colonial português em tempos de Salazar
1. Questão a nos guiar: como se constrói o debate de ideias em Portugal no século XX? Quais são suas principais linhas de força?
2. Modernidade portuguesa, “mitologias compensatórias” e colonialidade
3. Reconectar Brasil e Portugal: retomar o fluxo de ideias entre os dois países

IV. Um panorama sobre a geração de Hermínio:
1. Eugenio Lisboa (1930- ) e suas memórias
2. José Gil (1939- ): “Portugal, medo de existir”
3. Ruy Guerra (1931- ): o Brasil da Bossa Nova, o cinema novo e Calabar
4. Portugal como corpo místico no processo descolonizador: da tese do luso-tropicalismo de Gilberto Freyre ao Fado Tropical
5. José Gil nos “Cadernos de Memórias Coloniais” de Isabela Figueiredo: as ambivalências do colono português no continente africano e a experiência dos “retornados”

V. Cenas do próximo episódio: a questão da dialética do esclarecimento à portuguesa


Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!






b

República de Ideias. Vila morena, o debate de ideias em Portugal

Vila morena, o debate de ideias em Portugal No final de fevereiro foi publicado, pelo Ateliê de Humanidades, o livro “A sociedade das tecnociências de mercadorias”, que trata da obra do sociólogo português Hermínio Martins. Este livro foi escrito por Marcos Lacerda [PPGS/UFPEL], com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e no âmbito do Instituto de…

A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. Livro/e-Book

A sociedade das tecnociências de mercadorias Por: Marcos Lacerda Apresentação A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, de Marcos Lacerda, é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da…

#119 República de Ideias. Conversas de Ateliê #025. Temos privacidade no mundo contemporâneo? (15 de abril 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a privacidade no mundo contemporâneo. Com as tecnologias de informação e comunicação, bem como de coleta e armazenamento de dados, colocam-se em xeque as noções modernas de privacidade. Se outrora poderíamos…

#118 República de Ideias. Conversas de Ateliê #024. Divulgação científica: para que e para quem? (27 de março 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre divulgação científica, comunicação em ciência e a relação entre conhecimento científico e sociedade. Como tornamos o conhecimento científico disponível e inteligível? O que significa “divulgar” e “publicar” na ciência? A ciência…

#117 República de Ideias. Conversas de Ateliê #023. Existe democracia sem sociedade nacional? (18 de março 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a relação entre democracia e sociedade nacional. Em tempos de globalização, neoliberalismo, autoritarismo e populismo, parece que a ideia de uma sociedade nacional faz menos sentido. Não obstante, a nação emerge…

#116 República de Ideias. Conversas de Ateliê #022. Somos espectadores do sofrimento? (05 de março 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a nossa relação com o sofrimento do “outro” na contemporaneidade. Hoje temos acesso a uma quantidade e variedade de imagens, relatos e narrativas de sofrimento como nunca antes na história da…

#114 República de Ideias. Conversas de Ateliê #020. O conceito ‘indústria cultural’ ainda é relevante? (05 de fevereiro 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos Bia Martins, Paulo Henrique Martins, André Magnelli e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio discutimos o conceito “indústria cultural”, sua relevância e atualidade. O conceito foi cunhado por Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro Dialética do Esclarecimento, para descrever o sistema de produção de bens culturais…

#113 República de Ideias. O espírito crítico como obscurantismo, por Marcel Gauchet

Seja bem-vindo à República de Ideias! Nesse episódio, Lucas Faial Soneghet, André Magnelli e Thiago Panica conversam sobre o texto “O espírito crítico como obscurantismo”, do filósofo e historiador Marcel Gauchet, traduzido por André Magnelli e publicado no Fios do Tempo. O problema da crítica acompanha as Ciências Sociais desde sua gênese. Seríamos herdeiros do…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading