Podcast – Vila Morena (I): Pitadas de Martins, temperadas com o amanhecer de Lisboa

Há mais culturas entre franceses e alemães do que pode crer nossa tradição intelectual.

Neste espírito de difusão de novos autores, pensamentos e culturais intelectuais, começamos nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com nossas atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ela consistirá em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro Sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins, e convidados.

O objetivo é ambientar o ouvinte com o debate de ideias em Portugal, trazendo temas como: o colonialismo português e europeu; a relação entre Portugal e o Ocidente europeu; o mundo luso-brasileiro e ibérico; a trama complexa que envolve figuras de porte na vida cultural portuguesa como Eduardo Lourenço, António Sérgio, Agostinho da Silva e o próprio Hermínio Martins.

Neste primeiro episódio damos algumas pitadas da obra do sociólogo e filósofo português Hermínio Martins, falando quem ele é e quais são as facetas de sua obra: a filosofia da ciências, a sociologia de Portugal e a filosofia e sociologia das tecnociências. Além da pitada de entrada, terminamos, como sempre ocorrerá, com um tempero musical, Lisboa que amanhece, que nos traz para um universo musical e cultural de nosso debate de ideias.

Além do podcast, trazemos também um pequeno vídeo que apresenta Hermínio Martins, feito generosamente pelo próprio autor, Marcos Lacerda.

Desejamos uma excelente escuta!


Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!


b

República de Ideias. Vila morena, o debate de ideias em Portugal

Vila morena, o debate de ideias em Portugal No final de fevereiro foi publicado, pelo Ateliê de Humanidades, o livro “A sociedade das tecnociências de mercadorias”, que trata da obra do sociólogo português Hermínio Martins. Este livro foi escrito por Marcos Lacerda [PPGS/UFPEL], com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e no âmbito do Instituto de…

A sociedade das tecnociências de mercadorias – por Marcos Lacerda. Livro/e-Book

A sociedade das tecnociências de mercadorias Por: Marcos Lacerda Apresentação A Sociedade das Tecnociências de Mercadorias, de Marcos Lacerda, é uma introdução sistemática à obra do filósofo e sociólogo Hermínio Martins e um esforço de interpretação das sociedades tecnocientíficas de nosso tempo. Na sequência das publicações do Cartografias da crítica e do Teoria Crítica da…

#058 Podcast. Vila Morena (VI): Entre tempos descontínuos e milenares

Chegamos ao sexto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do “Vila Morena: o debate de ideias em Portugal”, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto…

Podcast. Vila Morena (V) Que a razão nos tire deste reino cadaveroso

Chegamos ao quinto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador (junto…

Podcast. Vila Morena (IV) As mitopoéticas de um imenso Portugal

Chegamos ao quarto episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador…

Podcast. Vila Morena (III) “Oh, musa de meu fado, oh, minha mãe gentil!”: conexões de uma geração entre Moçambique, Portugal e Brasil

Chegamos ao terceiro episódio de nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ele consiste em exposições e debates com Marcos Lacerda, autor do livro A sociedade das tecnociências de mercadorias: introdução à obra de Hermínio Martins e também organizador…

Sociologia das tecnociências contemporâneas – por Marcos Lacerda & André Magnelli. Livro & e-Book

Sociologia das tecnociências contemporâneas:ensaios de teoria social portuguesa organizado por Marcos Lacerda & André Magnelli Apresentação O presente livro é um apanhado significativo do que de melhor tem sido feito em Portugal a respeito da sociologia do tempo presente, através da visada de um dos mais estimulantes sociólogos portugueses: o investigador e professor do Instituto…

Podcast. Vila Morena (2): Uma obra de fortuna e um fado de loucura

Há mais culturas entre franceses e alemães do que pode crer nossa tradição intelectual. Neste espírito de difusão de novos autores, pensamentos e culturais intelectuais, começamos nossa introdução ao debate de ideias em Portugal, com nossas atividades em podcasts/vídeos do Vila Morena: o debate de ideias em Portugal, no República de Ideias. Ela consistirá em exposições…

Pontos de Leitura/Academia de Livre Formação. Montesquieu: a liberdade entre as leis e os poderes – por Alessandra Maia e André Magnelli

Como parte do nosso Ateliê de Filosofia Política, trazemos, no Pontos de Leitura do Ateliê de Humanidades, o verbete “Montesquieu: a liberdade entre as leis e os poderes“, de Alessandra Maia & André Magnelli. Ao longo das atividades do Ateliê de Filosofia Política, trazemos outros textos sobre autores como Hobbes, Locke, Rousseau, Sieyès, Rosanvallon, Manin etc.…

Programa “Diálogos com Marco Aurélio Nogueira” – Conversa com Luiz Eduardo Soares

O Instituto de Estudos e Pesquisas para o Fortalecimento da Democracia (IEPfD) e o Ateliê de Humanidades convidam o segundo epísódio do Programa “Diálogos com Marco Aurélio Nogueira”. Marco Aurélio conversa com Luiz Eduardo Soares sobre violência e segurança pública. Quando? 16 de abril, terça-feira, 19h Onde? Lançamento simultâneo nos canais youtube do IEPfD e…

#119 República de Ideias. Conversas de Ateliê #025. Temos privacidade no mundo contemporâneo? (15 de abril 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a privacidade no mundo contemporâneo. Com as tecnologias de informação e comunicação, bem como de coleta e armazenamento de dados, colocam-se em xeque as noções modernas de privacidade. Se outrora poderíamos…

Pontos de Leitura/Academia de Livre Formação. John Locke e a representação como consentimento – por Alessandra Maia e Vladimyr Jorge

Como parte do nosso Ateliê de Filosofia Política, trazemos, no Pontos de Leitura do Ateliê de Humanidades, o verbete “John Locke e a representação como consentimento“, de Alessandra Maia & Vladimyr Jorge. Ao longo das atividades do Ateliê de Filosofia Política, traremos outros textos sobre autores como Hobbes, Rousseau, Montesquieu, Sieyès, Rosanvallon, Manin. O objetivo é…

Fios do Tempo. A fraqueza da dialética. Sob o olhar de Bergson e Deleuze, Hegel viu mal Spinoza – por Aldo Tavares

Publicar Aldo Tavares é sempre um processo interessante. Concordamos pouco nas filosofias: Aldo conjuga Platão, Nietzsche, Deleuze e visão estética de mundo numa obstinada (e criativa) “metafísica da representação e dos agenciamentos políticos”; ao contrário, possuo uma formação “germânica” (Kant, Hegel, teoria crítica), francesa (como um todo) e pragmatista, de caráter mais “classicista”, tendo meu…

Circuito BBLA. A América Latina existe? – evento presencial na Casa Dirce

A América Latina é, ao mesmo tempo, um problema, uma realidade, um projeto e uma utopia. Sua existência é muito desacreditada, mas ela persevera como potência. Darcy Ribeiro idealizou uma Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA) (www.bbla.com.br). A Fundação Darcy Ribeiro (Fundar, @amigosdedarcy) em parceria com o @ateliedehumanidades e a @tucanediciones, está materializando essa ideia. Para que…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading