Live. As mil faces do racismo (16 de julho, às 15h)

Neste mês de julho o Ateliê de Humanidades terá dois eventos dedicados à questão da raça e do racismo.

No próximo dia 16 de julho, quinta-feira, às 15h, iremos ter a live internacional As mil faces do racismo, dedicada a debater o tema no contexto do lançamento do Documento de Trabajo del CIES (Centro de Investigationes y Estudios Sociológicos), com participação de Adrián Scribano (Director del Centro de Investigaciones y Estudios Sociológicos (CIES) / Universidad de Buenos Aires), de Mercês dos Santos Silva (Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil), Felipe Hernández (Director del Centre for Latin America Studies en la University of Cambridge – CLAS) e Desirée Poets (Profesor Asistente de Teoría Post-Colonial del Virginia Polytechnic Institute and State University), com mediação de Paulo Henrique Martins (Professor titular de la Universidade Federal de Pernambuco, Brasil).

E no final do mês, dia 30 de julho às 19h, teremos nosso tradicional Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais, que realizamos em parceria com o Consulado da França no Rio de Janeiro, com o tema Quando a raça importa?!. Divulgaremos os participantes deste Ciclo em breve!


As mil faces do racismo

Uma característica central do racismo é seu rosto com mil máscaras, é a multiplicação de seus vários rostos: imigrantes, negros, amarelos, mestiços, camponeses, marginalizados, expulsos, multidões, pessoas, coletivos e muitos outros.

Mil rostos que podem ser escritos com “x” ou “e” porque implicam desvantagens, discriminações, esquecimentos e desvalorizações pós-interseccionais: gêneros, classes, grupos étnicos, idades e espécies.

O racismo é agora e sua discussão transcende os eventos produzidos pela morte atroz de George Floyd, mas que implicam um ponto de partida para esse diálogo sobre a racialização permanente e metamorfoseada em escala planetária.

Nesse sentido, convidamos você a participar desse diálogo, embora ele tenha como gatilho o Documento de Trabalho do Centro de Pesquisas e Estudos Sociológicos (Estudiosociologicos.org) “Contra o Racismo”, que deseja ser uma motivação para o diálogo e a denúncia.

Dia:
16 de julho

Hora:
15 h (São Paulo / Buenos Aires)

Local:
Streaming no youtube (canal Ateliê de Humanidades)

Língua:
Português / espanhol

Como participar de uma mesa redonda:
É só acessar o link do evento no youtube: https://youtu.be/Y2TPOquVO9c. Você poderá fazer perguntas no chat da Live.

Qualquer dúvida envie e-mail para ateliedehumanidades@gmail.com



Documentos de Trabajo del CIES (Centro de Investigationes y Estudios Sociológicos)

Documentos de Trabajo del CIES é uma publicação eletrônica do Centro de Investigaciones y Estudios Sociológicos, onde pesquisadores no campo das ciências sociais têm a oportunidade de socializar os avanços relacionados às suas pesquisas, assim como as atividades acadêmicas e científicas nas quais participam, divulgando seus trabalhos.

A intenção é gerar para todos aqueles que se dedicam à tarefa de construir o conhecimento científico do Sul um espaço para escrever sobre as investigações realizadas no âmbito da pesquisa individual e coletiva nos campos temáticos das áreas que eles demandam:

  • Ambiente e Sociedade;
  • Vida Cotidiana;
  • Espacio-temporalidade e Sensibilidades Sociais;
  • Conflito e Estrutura Social;
  • e Inovações Metodológicas.

Esta é outra oportunidade para manter constante o interesse – compartilhado por muitos – e a convicção de que uma de nossas tarefas é espalhar as vozes daqueles que têm muito a dizer sobre as realidades sociais, ambientais e cotidianas e sobre a forma como são abordados cientificamente.

Neste sentido, os objetivos desta publicação recuperam as intenções do CIES de dialogar e investigar a sociedade a partir de caminhos interdisciplinares para a Teoria Social e para formas concretas de investigação.

A criação deste espaço destina-se especialmente a divulgar os projetos e linhas de trabalho para a comunidade científica e acadêmica e para aqueles interessados nos temas em estudo no Centro.


Documento de Trabajo N° 12
Against racism/
Contra o racismo

Este Documento de Trabalho nº 12 foi escrito por David Altheide, Massimo Cerulo, Maximiliano Korstanje, Fabio La Rocca, Paulo Henrique Martins, Desirée Poets, Jaime Preciado Coronado, Adrián Scribano, Geoffrey Skoll, Fred Evans.

No contexto da pandemia da COVID-19, um evento desastroso ocorreu nos Estados Unidos: o assassinato brutal de George Floyd. Este evento provocou numerosas reações de indignação, tristeza, rejeição e fadiga moral. Milhares de pessoas nos Estados Unidos, Europa, América Latina e no resto do mundo manifestaram-se contra o racismo no contexto da pandemia mais difundida nos últimos séculos. Centenas de milhares de pessoas tomaram consciência, mais uma vez neste século, dos excessos “programados” de um capitalismo que só pode responder com a morte.

Dentro desta estrutura, um grupo de amigos e colegas decidiu pronunciar algumas palavras como reflexões prematuras sobre o que aconteceu, sua importância e seu significado no contexto. O Centro de Pesquisa e Estudos Sociológicos (CIES) propôs preparar este Documento de Trabalho que tenho agora o prazer de apresentar.

Além do refinamento estilístico e da atenção editorial, o que é apresentado aqui são reflexões de estudiosos de três continentes sobre o que aconteceu. Dando continuidade ao ditame crítico de todas as ciências sociais, os trabalhos aqui apresentados, breves mas incisivos, são testemunho de como múltiplos pontos de vista e diversas formas de ver o mundo são necessários para elaborar uma crítica comum de todos os tipos de injustiça e de todas as formas de desigualdade.

Autores

Adrián Scribano (Eds.)
David Altheide
Massimo Cerulo
Maximiliano Korstanje
Fabio La Rocca
Paulo Henrique Martins
Desirée Poets
Jaime Preciado Coronado
Geoffrey Skoll
Fred Evans

Acesse site do CIES para ler o Documento.
Basta clicar na imagem abaixo.


Agenda aí! Ciclo de Humanidades de julho está chegando.

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading