Revista REALIS. Chamada de artigos 2020.1 – A pandemia em um mundo complexo e global: pós-colonialidade e solidariedade em perspectivas

Está aberta a chamada da revista REALIS para o dossiê 2020.1 com o tema A pandemia em um mundo complexo e global: pós-colonialidade e solidariedade em perspectivas, coordenado por Paulo Henrique Martins (PPGS-UFPE), Amurabi Oliveira (PPGSP-UFSC), Silvia Cataldi (Sapienza – Università di Roma) e André Magnelli (Ateliê de Humanidades). Submissões até 15 de Agosto no site da REALIS: periodicos.ufpe.br/revistas/realis.



Chamada de artigos 2020.1

A pandemia em um mundo complexo e global:
pós-colonialidade e solidariedade em perspectivas


No início do ano de 2020, a província de Wuhan na China tornou-se o centro das atenções do mundo, o que se deu a partir das notícias que se espalharam rapidamente sobre um novo tipo de coronavírus, sobre o qual pouco se sabia até então. Logo, tornaram-se recorrentes nas redes sociais afirmações etnocêntricas e racistas envolvendo a suposta relação entre a origem do vírus e os hábitos alimentares chineses, além de falas de líderes mundiais, como Donald Trump, que responsabilizavam diretamente o país asiático pela pandemia. Em pouco tempo, a pandemia mudou seu epicentro da Ásia para a Europa, e da Europa para as Américas, aumentando as tensões entre os países, com a tomada de medidas drásticas que envolveram o confinamento em massa e o fechamento de fronteiras, o que foi ocorrendo de forma relativamente heterogênea em distintas nações. Paralelamente a essas expressões coloniais e aos processos de fragmentação, a pandemia fez emergir também iniciativas associativas e solidárias nos diversos locais, regiões e países, gerando um percepção do caráter fundamental da solidariedade pública, privada e comunitária em nossas sociedades complexas e globalizadas.

Neste número, a REALIS convida a comunidade acadêmica para refletir sobre a pandemia do novo coronavírus acerca das questões da pós-colonialidade e da solidariedade. A partir da perspectiva crítica antiutilitarista e pós/des colonial, acolheremos trabalhos sobre as múltiplas interfaces da pós-colonialidade com os estudos subalternos, queer, feministas etc., considerando a forma complexa como que a pandemia afeta diferentes nações e grupos sociais, destacando-se aqui uma perspectiva interseccional entre classe, raça e gênero. Mas nos abriremos igualmente a trabalhos que busquem destacar a questão da solidariedade no contexto da pandemia, principalmente a partir dos estudos antiutilitaristas e do paradigma do dom.

Submissões até 15 de Agosto | periodicos.ufpe.br/revistas/realis

Coordenadores desse dossiê REALIS

Paulo Henrique Martins – PPGS/UFPE
Amurabi Oliveira – PPGSP/UFSC
Silvia Cataldi – Sapienza – Università di Roma
André Magnelli – Ateliê de Humanidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: