Podcast. O direito à saúde em face ao coronavírus: um diálogo latino-americano

O República de Ideias, na continuidade da série de debates sobre o coronavírus, publica um episódio que discute o artigo do economista colombiano Hernando Sáenz Acosta. Nele, o autor reflete sobre o direito à saúde e a proposta convivialista em face aos desafios oriundos da pandemia em curso, trazendo para tanto uma análise da experiência de privatização ocorrida na Colômbia desde os anos 1990.

Com isso, Hernando gera uma importante reflexão cruzada: aos colombianos (e outros que sofreram um processo de privatização de seus sistemas de saúde) , é dada a oportunidade de refletir sobre a natureza do processo de privatização; e aos brasileiros, é dada a possibilidade de refletir sobre o sistema público de saúde e dos direitos sociais, antevendo quais seriam as consequências de uma privatização avançada.

Para garantir esse reflexão cruzada, também convidamos a pesquisadora e mestra em saúde coletiva pela UFF, Amanda Rodrigues. Ela nos apresenta um pouco da história e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Destaca os desafios e as ameaças presentes, permitindo identificar as diferenças e similitudes com o caso colombiano.  

Por fim, temos a participação de Emmanuel Rapizo, que apresenta um panorama da estrutura da área de saúde no México.A conversa é sobre o ensaio que publicamos no Fios do tempo. Convidamos a todos que o leiam também: https://ateliedehumanidades.com/2020/03/30/fios-do-tempo-o-direito-a-saude-em-face-ao-coronavirus-reflexoes-a-partir-da-experiencia-colombiana-por-hernando-saenz-acosta/.

Desejamos uma boa escuta!

Apresentadores: André Magnelli e Emmanuel Rapizo

Convidados: Hernando Sáenz Costa (Universidade Santo Tomás – Bogotá, Colômbia) Amanda Rodrigues (Fiocruz)

Edição: Henrique Rapizo

Vinheta de abertura: Bruno Albert

Tópicos:

1. Saúde como direito ou saúde como mercadoria;
2. A montagem do sistema colombiano de saúde: como funciona, quais problemas? (Hernando Sáenz)
3. O Sistema único de Saúde no Brasil: como funciona e é percebido (Amanda Rodrigues)
4. O sistema mexicano: o desafio atual de construção de um sistema público (Emmanuel Rapizo)
5. Quais são os processos de privação em curso? Como se dá a relação entre público e privado no Brasil?
6. Modelo hospitalar e modelo de atenção primária
7. Efeitos positivos da descentralização do SUS no Brasil
8. Os desafios contemporâneos em meio à pandemia
9. Perspectivas desejadas para o pós-pandemia na Colômbia, no México e no Brasil.


Hernando Sáenz Acosta é economista, professor da Faculdade de Sociologia da Universidade Santo Tomás, Bogotá, Colômbia. Livre-investigador parceiro do Ateliê de Humanidades, é economista e doutor em planejamento urbano e regional, dedicado aos estudos urbanos desde uma perspectiva convivialista.


Amanda Rodrigues é pós-graduada na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e atualmente trabalha no Hospital de campanha da FIOCRUZ.


Siga o Ateliê de Humanidades nas redes sociais!

Twitter: https://twitter.com/AtelieHuman
Instagram: https://www.instagram.com/ateliedehumanidades/
Facebook: https://www.facebook.com/ateliedehumanidades/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCcS3jWlBCrLvtcWgmgDcn1w/featured


Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!


Pontos de Leitura/Academia de Livre Formação. Montesquieu: a liberdade entre as leis e os poderes – por Alessandra Maia e André Magnelli

Como parte do nosso Ateliê de Filosofia Política, trazemos, no Pontos de Leitura do Ateliê de Humanidades, o verbete “Montesquieu: a liberdade entre as leis e os poderes“, de Alessandra Maia & André Magnelli. Ao longo das atividades do Ateliê de Filosofia Política, trazemos outros textos sobre autores como Hobbes, Locke, Rousseau, Sieyès, Rosanvallon, Manin etc.…

Programa “Diálogos com Marco Aurélio Nogueira” – Conversa com Luiz Eduardo Soares

O Instituto de Estudos e Pesquisas para o Fortalecimento da Democracia (IEPfD) e o Ateliê de Humanidades convidam o segundo epísódio do Programa “Diálogos com Marco Aurélio Nogueira”. Marco Aurélio conversa com Luiz Eduardo Soares sobre violência e segurança pública. Quando? 16 de abril, terça-feira, 19h Onde? Lançamento simultâneo nos canais youtube do IEPfD e…

#119 República de Ideias. Conversas de Ateliê #025. Temos privacidade no mundo contemporâneo? (15 de abril 2024)

Seja bem-vindo ao Conversas de Ateliê! Na mesa temos André Magnelli, Bia Martins, Paulo Henrique Martins e Lucas Faial Soneghet. Nesse episódio conversamos sobre a privacidade no mundo contemporâneo. Com as tecnologias de informação e comunicação, bem como de coleta e armazenamento de dados, colocam-se em xeque as noções modernas de privacidade. Se outrora poderíamos…

Pontos de Leitura/Academia de Livre Formação. John Locke e a representação como consentimento – por Alessandra Maia e Vladimyr Jorge

Como parte do nosso Ateliê de Filosofia Política, trazemos, no Pontos de Leitura do Ateliê de Humanidades, o verbete “John Locke e a representação como consentimento“, de Alessandra Maia & Vladimyr Jorge. Ao longo das atividades do Ateliê de Filosofia Política, traremos outros textos sobre autores como Hobbes, Rousseau, Montesquieu, Sieyès, Rosanvallon, Manin. O objetivo é…

Fios do Tempo. A fraqueza da dialética. Sob o olhar de Bergson e Deleuze, Hegel viu mal Spinoza – por Aldo Tavares

Publicar Aldo Tavares é sempre um processo interessante. Concordamos pouco nas filosofias: Aldo conjuga Platão, Nietzsche, Deleuze e visão estética de mundo numa obstinada (e criativa) “metafísica da representação e dos agenciamentos políticos”; ao contrário, possuo uma formação “germânica” (Kant, Hegel, teoria crítica), francesa (como um todo) e pragmatista, de caráter mais “classicista”, tendo meu…

Circuito BBLA. A América Latina existe? – evento presencial na Casa Dirce

A América Latina é, ao mesmo tempo, um problema, uma realidade, um projeto e uma utopia. Sua existência é muito desacreditada, mas ela persevera como potência. Darcy Ribeiro idealizou uma Biblioteca Básica Latino-Americana (BBLA) (www.bbla.com.br). A Fundação Darcy Ribeiro (Fundar, @amigosdedarcy) em parceria com o @ateliedehumanidades e a @tucanediciones, está materializando essa ideia. Para que…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading