Podcast. Entre pandemias, catástrofes e patologias sociais. Diálogo com Jaime Torres Guillén

O República de ideias traz hoje, em podcast e vídeo, uma conversa com o sociólogo mexicano Jaime Torres Guillén, professor da Universidade de Guadalajara, México, e pesquisador parceiro do Ateliê de Humanidades, sobre “pandemias, catástrofes e patologias sociais”. André Magnelli e Emmanuel Rapizo conversam sobre as possibilidades de uma investigação sociológica das catástrofes e pandemias que seja capaz de revelar as gramáticas normativas da vida social, entre suas experiências de alienação e suas reivindicações de autonomia.

Tópicos

– Por que fazer uma interpretação externalista da pandemia?

– Como pensar, diante da crise da pandemia, a relação entre a autonomia da sociedade e os imperativos sistêmicos?

– A partir das crises e dos conflitos, revelam-se as gramáticas normativas das pessoas

– O que é a patologia social? Além do medo e da anomia, trata-se de uma reivindicação de autonomia

– As classes populares serão as mais afetadas. Como responderão?

– A sociologia, uma ciência vocacionada a diagnósticos críticos e normativos do presente?

A conversa é sobre o ensaio que publicamos no Fios do tempo. Convidamos a todos que o leiam também:  Sobre pandemias, catástrofes e outras patologias sociais.

Desejamos uma boa escuta!

Jaime Torres Guillén é doutor em antropologia social e professor na Universidade de Guadalajara, México, diretor da revista Pieces in Dialogue Philosophy and Human Sciences e membro do SNI Nível I. 


Escolha algum dos armazenadores de podcast abaixo.
É só clicar!




Podcast. O que o coronavírus nos faz pensar? Diálogos entre S. Žižek, Byung-Chul Han, Joanildo Burity e outros autores

Publicamos agora no República de Ideias um podcast (também em formato de vídeo) em que Emmanuel Rapizo, Marco A. de Carvalho Silva e André Magnelli conversam sobre os artigos de Zizek, Byung-Chul Han e Jonanildo Burity sobre a atual crise, não sem incluir no papo os textos de Daniel Chernilo, Paulo Henrique Martins e Saskia…

República de ideias. Coronavírus, uma oportunidade para outra globalização: um diálogo com Daniel Chernilo

O República de ideias, podcast do Ateliê de Humanidades, traz hoje um episódio especial com participação do sociólogo e filósofo chileno Daniel Chernilo, que é a nosso ver um dos principais teóricos sociais contemporâneos. Sua obra reúne pesquisas sobre o nacionalismo, o cosmopolitismo e o Estado-nação, o direito natural e as ciências sociais, as relações…

Podcast. As consequências da vida sob o tempo da urgência

No último encontro do Ciclo de Humanidades de 2019 trabalhamos o tema do tempo e do efeito da aceleração sobre nossas vidas em Na máquina do tempo: como viver em uma sociedade em (des)aceleração?. Naquele momento, estávamos a refletir sobre uma sociedade em aceleração, em um ciclo de sucessão de acontecimentos frenéticos. Naquele dia, tivemos…

Podcast. Itinerários do dom (II): Rumo a uma sociedade convivial?

Publicamos hoje no República de Ideias o segundo episódio da série Itinerários do dom, que realizamos com o professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, líder na América Latina do Movimento Anti-utilitarista em Ciências Sociais (M.A.U.S.S.) nas bandas e autor de dois livros pelo Ateliê de Humanidades Editorial: “Itinerários do dom: teoria e sentimento” e…

Fios do tempo: Coronavírus: da crise do capitalismo neoliberal às vias de uma democracia convivial

Publicamos hoje um primeiro artigo sobre a pandemia de coronavírus, que inicia um debate proposto por Paulo Henrique Martins a ser conduzido no âmbito do Fios do Tempo no Ateliê de Humanidades. Neste artigo, Paulo Henrique analisa a atual crise sistêmica global, suas razões e seus possíveis desdobramentos. De forma propositiva, ele traz também o…

Fios do tempo. Em tempos de solusvírus, será possível convivialismo? – por Marco A. de C. Silva

No contexto do debate sobre o coronavírus, lançado por Paulo Henrique Martins, publicamos o artigo de Marco Aurélio de C. Silva, escrito com colaborações pontuais de André Magnelli. Fazendo uma interlocução entre distintas interpretações da atualidade, como Byung-Chul Han, Richard Sennett e Marcel Gauchet, Marco reflete sobre a possibilidade do convivialismo: em tempos de coronavírus,…

Coronavirus, una oportunidad para otra globalización: diálogo con Daniel Chernilo

El República de ideias, podcast de Ateliê de Humanidades, trae hoy un episodio especial con la participación del sociólogo y filósofo chileno Daniel Chernilo, quien en nuestra opinión es uno de los principales teóricos sociales contemporáneos. Su trabajo reúne la investigación sobre el nacionalismo, el cosmopolitismo y el estado-nación, el derecho natural y las ciencias…

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading