Podcast. A Revanche de Deus!? (I) Para entender o “evangeliquês” e ir além dele

O República de Ideias inicia hoje uma nova temporada, “A Revanche de Deus!? Religião em tempos de mutação”, cujo nome remete ao encontro do Ciclo de Humanidades, realizado pelo Ateliê de Humanidades no Consulado da França, onde nos dedicamos ao tema da religião com conferência de Volney Berkenbrock e testemunho de Wellington Freitas.

Nesta temporada, conversaremos sobre o mundo religioso como um todo, não apenas as religiões cristãs (católicas e reformadas) e demais monoteísmos, mas também sobre as religiões afro, as “orientais”, as indígenas, o espiritismo, os novos movimentos etc. O objetivo principal é pensar as mutações e dinâmicas das religiões no mundo contemporâneo, mas, para tanto, percorreremos, sempre que oportuno, as histórias das distintas religiões a fim de compreender o presente. Importante dizer: trataremos das religiões com pensamento alargado, sem preconceito e sem frescura de qualquer tipo, religioso ou ateu, com uma atitude de compreensão, mobilizando conhecimentos de ciências da religião e, ao mesmo tempo, dos próprios atores religiosos, levando a sério seus pontos de vista. Decidimos começar esta série nos situando no mundo dos “evangélicos”, com uma conversa entre André Magnelli e Wellington Freitas.

Muito se fala, hoje, da ascensão dos evangélicos, sobre seus costumes, sua presença na política e sua forma de evangelização. Mas o que são os “evangélicos”? Como entender o “evangeliquês”? E como ir além dele? Quem é “evangélico” encontrará aqui um início de conversa sobre sua identidade indo além do “senso comum” de sua ilha; quem não é evangélico poderá começar a entender este mundo altamente dinâmico e complexo.

Tópicos

– como definir um evangélico sem ter um papa que os defina? Saindo da ilha e da contemporaneidade para a história;

– As solas da Reforma e alguns traços do protestantismo tradicional;

– A entrada dos evangélicos no Brasil: dos primeiros tempos ao início do século XX;

– As igrejas pentecostais: origens histórias e características, com continuidades e diferenças em relação ao protestantismo clássico;

–  As mudanças desde a década de 1970: o surgimento das Igrejas neopentecostais;

– São os “evangélicos” de hoje “evangélicos”? Continuidades e descontinuidades no mundo evangélico contemporâneo.

Escute os episódios quando, onde e como quiser! Eles estão disponíveis em quase todos os armazenadores de podcast (Spotify, Anchor, Castbox, Apple podcasts, Google podcasts, Breaker, Overcast, Pocketcasts, Radiopublic).


 

1546spotify_logo_huge-100155366-origgoogle-podcasts-button-copy


PODCAST

 

 

 

 

2 comentários em “Podcast. A Revanche de Deus!? (I) Para entender o “evangeliquês” e ir além dele

Adicione o seu

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading