Estruturalismo, um movimento inacabado (vídeo, podcast e homenagem)

Disponibilizamos o vídeo da palestra “Estruturalismo, um movimento inacabado”, dada por André Magnelli no Congresso Interdisciplinar Estruturalismos. Agradecemos aos organizadores, em especial a Carlos Coelho, pela iniciativa do Congresso e pelo convite para a palestra. A palestra também está disponível na forma de podcast no República de Ideias.

André Magnelli reflete sobre o inacabamento do projeto estruturalismo: o que é o estruturalismo? Qual sua relação com o contexto histórico do pós-guerra, quando ele emergiu como movimento? Como podemos relacioná-lo com a tradição da teoria crítica e com o estado do pensamento crítico hoje? Por que o projeto foi interrompido? Como podemos prosseguir com a promessa estruturalista, ao mesmo tempo que superar os seus limites? André Magnelli busca responder a tais questões, dialogando o estruturalismo com o Movimento antiutilitarista em ciências sociais, a retórica e o político.

E publicamos conjuntamente um vídeo feito em homenagem a um dos principais pesquisadores sobre o estruturalismo linguístico e antropológico no Brasil, Ricardo Jardim Andrade. Nele, Magnelli apresenta a tese de Jardim Andrade, Structuralisme et la question du sujet: la formation du champ sémiologique [Estruturalismo e a questão do sujeito: a formação do campo semiológica] e suas contribuições mais amplas para o estudo do estruturalismo e para sua conexão com a psicanálise, a fenomenologia e a hermenêutica.

 



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: