Ciclo de Humanidades. Michel Serres e o Contrato Natural: navegando com os ameríndios entre geometria e topologia (evento gratuito)

No próximo dia 17/10 o Ciclo de Humanidades vai revisitar a questão do contrato natural, proposta pelo filósofo francês Michel Serres, que faleceu agora em 2019. Realizado em parceria com a BiblioMaison / Consulado da França e o Goethe Institut / Consulado da Alemanha, o Ciclo será uma oportunidade não apenas de homenagear um dos mais influentes pensadores franceses contemporâneos, expondo alguns aspectos de sua obra, como também de refletir, acerca de humanos, animais e não-humanos no antropoceno.

A conferência busca apresentar um breve panorama do pensamento francês contemporâneo, destacando a importância da obra de Michel Serres. A questão de incluir outros actantes no contrato social é considerada central na reflexão de Serres sobre a catástrofe climática. Em seguida, examina-se a proposição de um contrato com a natureza, de onde provém o “parlamento das coisas” de Bruno Latour, para esboçar um diálogo entre a filosofia, a etnologia e a matemática. Trata-se, finalmente, de ir ao encontro da virada ontológica da etnologia contemporânea, especialmente a partir do sucesso dos amazonistas em situar cosmologias, geometrias e topologias no pensamento ameríndio.

Informações:

Data: 17 de outubro

Local: BiblioMaison – Av. Pres. Antônio Carlos 58/11, Centro

Horário: 19:00-20:30h (podendo se estender até 21h)

Conferencista:

Carlos Estellita-Lins (Fiocruz)

Atualmente é Professor-pesquisador da Fiocruz (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde) e pesquisador-colaborador do Museu Nacional (Programa de Antropologia Social)

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-doutor em medicina social pela UERJ (Instituto de Medicina Social) e pós-doutor em antropologia social pela UFRJ (PPGAS-Museu Nacional). Tem desenvolvido pesquisas em história das ciências, antropologia da ciência e história da biomedicina.

Certificação

Será disponibilizado Certificado, pelo Ateliê de Humanidades/BiblioMaison, para participação neste evento. Caso haja participação de no mínimo 75% dos dias, será dado o certificado de participação no Ciclo de Humanidades como um todo.

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading