Intelectuais, democracia e dilemas contemporâneos – 43º Encontro Anual da Anpocs

Divulgamos a realização do Seminário Temático “Intelectuais, democracia e dilemas contemporâneos” no 43º Encontro Anual da Anpocs, que contará com a coordenação de nosso pesquisador parceiro Felipe Maia (UFJF) e também da Maria Alice Rezende de Carvalho (PUC-Rio).

ST17 – Intelectuais, democracia e dilemas contemporâneos

Ainda que o papel atribuído comumente aos intelectuais no Ocidente esteja hoje submetido à crítica ou à pressão de processos políticos e sociais, a presença relevante de uma intelectualidade ativa continua a ser considerada um elemento fundamental para a existência de sociedades democráticas e reflexivas. E não só no Ocidente. Sua presença se faz sentir em espaços variados, seja na constituição da esfera pública, na vida associativa e nos movimentos sociais, na formulação de agendas e políticas institucionais, ou no próprio conhecimento produzido nas universidades. E esta presença, nas diferentes formas que assume, pode ser considerada um traço distintivo das possibilidades da democracia em uma sociedade. Nosso seminário tem como objetivo um debate amplo a respeito das relações entre intelectuais e democracia, que comporta a discussão sobre problemas teóricos e metodológicos, bem como sobre o próprio estatuto e a história dos intelectuais e de suas formas de comunicação e conhecimento, a análise de seus espaços de sociabilidade e atuação, das relações que mantêm com a vida pública, sobretudo com os desafios e dilemas existentes nas práticas e na imaginação democrática.

As inscrições de trabalho já estão abertas e o prazo se encerra no dia 29 de abril. Todas as informações podem ser obtidas na página do evento no site da Anpocs.

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Ateliê de Humanidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading